Operação Arandu reúne Exércitos Brasileiro e Argentino em Monte Caseros

Brasília (DF) – Entre os dias 30 de julho e 4 de agosto, os Exércitos Brasileiro e Argentino realizam a Operação Arandu, um exercício entre as duas forças com o objetivo de consolidar a cooperação militar entre ambos os países e reforçar os laços de união, cooperação e amizade entre os exércitos das duas nações. Com a participação de 300 militares do Exército Brasileiro e 322 do Exército Argentino, a operação será realizada no Campo de Instrução General Ávalos, em Monte Caseros, na Argentina. 

O exercício inclui atividades no terreno que serão executadas de forma conjunta entre ambas as forças, como lançamentos e ataques de tropa paraquedista, deslocamento de blindados, ataque aeromóvel e outras mobilizações de tropa. A operação contará ainda com o emprego de aeronaves e veículos blindados de ambos os países. Do Exército Brasileiro, participarão militares do Estado-Maior do Exército, do Comando de Operações Terrestres, do Comando Militar do Sul, do Centro de Comunicação Social do Exército, da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), da Brigada de Infantaria Paraquedista, do Comando de Aviação do Exército e do Comando de Operações Especiais. 

Etapas 
A execução do ciclo de exercícios militares Arandu foi estabelecida na XIV Conferência Bilateral, em 2020. Em 2022, foram realizadas, na Argentina, simulações para o adestramento dos estados-maiores das tropas de ambos os países. Em abril de 2023, foi conduzida uma Reunião de Coordenação Final na cidade de Buenos Aires, Argentina. Em junho de 2023, as tropas e os materiais que serão empregados na operação passaram por uma inspeção presencial. 

Operação em 2020
O ciclo anterior da operação foi realizado no triênio 2018-2020. Realizadas nas cidades gaúchas de Santa Maria e Rosário do Sul, as atividades permitiram que os militares brasileiros e argentinos atuassem de modo integrado, realizando treinamentos; emprego de viaturas blindadas; operações aeromóveis, aeroterrestres e operações especiais; e ações de aproveitamento do êxito e junção, em um quadro tático de combate convencional. Entre as atividades, destacaram-se a transposição de curso d’água, que garante a mobilidade da tropa diante de obstáculos aquáticos, além do emprego de foguetes do Sistema Astros. A última atividade do ciclo anterior foi realizada em novembro de 2020 em Rosário do Sul. 

1º Batalhão de Aviação do Exército (1º BAvEx) – Missão Operação Arandu

Galeria de Fotos Exclusivas DefesaNET – Fotos: Lucas Lacaz Ruiz

A Operação Arandu tem grande relevância para o Exército Brasileiro e é o único exercício no terreno em que a Força Terrestre participará com tropa no exterior. A sua finalidade é consolidar os laços de união, cooperação e amizade entre os exércitos do Brasil e da Argentina, além de fomentar o compartilhamento de experiências doutrinárias em planejamento de Estado-Maior e no emprego de tropas de operações especiais, paraquedistas, aeromóveis e blindadas.

Fotos do 1º Batalhão de Aviação do Exército (1º BAvEx). Em sua saída para o deslocamento Operação Arandu.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter