Soldados realizam o Estágio Básico de Combatente de Caatinga

No período de 4 de abril a 6 de maio, militares do efetivo variável das organizações militares da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada (10ª Bda Inf Mtz) concluíram o Estágio Básico de Combatente de Caatinga. O estágio aconteceu na zona rural das cidades pernambucanas de Bezerros, Custódia e na Fazenda Tanque de Ferro, em Petrolina, e no estado de Alagoas, no município de Piranhas.

O estágio, que passa a integrar a fase de instrução individual básica dos novos recrutas, tem o objetivo de adaptar os militares a atuarem na Caatinga, um bioma genuinamente brasileiro. As instruções colaboram para elevar o nível de operacionalidade dos batalhões e subunidades da Brigada, levando em consideração a racionalização dos recursos materiais e humanos a serem empregados.

 

O Estágio teve a duração de uma semana, na qual foram ministradas as instruções das características do ambiente de Caatinga; construção de abrigos; obtenção de água e fogo; alimentos de origem animal e vegetal; animais peçonhentos, armadilhas de caça e sobrevivência. Ao término do estágio, os concludentes foram declarados Combatentes de Caatinga do Exército Brasileiro e terão todas as prerrogativas previstas, como numeração e manicaca. A edição deste ano serviu como base para a criação do Programa Padrão Experimental do Estágio Básico de Combatente de Caatinga, encaminhado, por intermédio da 7ª Divisão de Exército, para aprovação do Comando de Operações Terrestres.

 

Concluíram o estágio em Bezerros (PE) mais de 1.300 militares do 14º Batalhão de Infantaria Motorizado, do 10º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado e do 14º Batalhão Logístico. Em Custódia (PE), concluíram o estágio cerca de 320 militares do 71º Batalhão de Infantaria Motorizado e da 10ª Companhia de Engenharia de Combate. No Campo de Instrução Fazenda Tanque de Ferro o estágio foi realizado por 150 soldados do 72º Batalhão de Infantaria Motorizado, além dos militares do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado, que concluíram o estágio na Fazenda Patos, em Piranhas (AL).

Fonte: 10ª Brigada de Infantaria Motorizada

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter