Alunos do Curso Básico Paraquedista realizam exercício aeroterrestre no RJ

No dia 14 de fevereiro, durante a segunda fase do 1º turno de 2022 do Curso Básico Paraquedista (C Bas Pqdt), foram realizadas instruções com o objetivo de ambientar os alunos ao emprego tático da Brigada de Infantaria Pára-quedista (Bda Inf Pqdt), de suas unidades e de suas funções de combate, no cenário de uma operação aeroterrestre.

 

Tais atividades fazem parte do novo formato do C Bas Pqdt, implantado em 2020, visando complementar a formação do aluno que realiza o curso. Após a parte teórica, os alunos realizam a Operação Boot, que inicia com a emissão da ordem de operações pelo Comando da Bda Inf Pqdt, com os alunos inseridos em uma companhia de fuzileiros paraquedista, orgânica de um batalhão de infantaria paraquedista.

Em seguida, planejam e ensaiam as ações, participando do briefing aeroterrestre conduzido pela Companhia de Precursores Pára-quedista, sobre a zona de lançamento e sua reorganização.

 

A operação é coroada com um exercício no terreno, que consiste em um salto armado e equipado em zona de lançamento inédita, com a realização de uma marcha para o combate, ocupação de uma zona de reunião e ocupação de um posto de observação, a partir de onde os novos paraquedistas podem observar o desdobramento, no terreno, das diversas funções de combate numa clássica operação aeroterrestre de cabeça de ponte aérea.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter