Militares de Batalhão de Infantaria concluem Estágio de Adaptação à Caatinga

Oficiais e praças do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado (59º BI Mtz) concluíram o Estágio de Adaptação e Operações na Caatinga no dia 11 de junho. O encerramento foi marcado pela cerimônia de entrega do “Facão do Carcará”, símbolo dos concludentes do curso.

A atividade, realizada na Guarnição de Maceió (AL), foi organizada e conduzida pelo Comando do 72° Batalhão de Infantaria Motorizado. Estiveram presentes o Comandante do 59º BI Mtz, Tenente-Coronel Rodrigo de Almeida Paim, e o veterano e antigo integrante do Batalhão, Coronel R1 João Marques Júnior.

O objetivo dos estágios realizados no Centro de Operações da Caatinga (CIOpC) é o de preparar o combatente para atuar no ambiente operacional da caatinga, permitindo uma melhor adaptação à vegetação inóspita do semiárido nordestino.

 

Facão Carcará

O facão é um dos símbolos que compõe a mística em torno dos guerreiros que combatem sob o sol forte de um dos ambientes mais inóspitos do mundo, a caatinga. É concedido, exclusivamente, aos militares que concluíram com aproveitamento os estágios realizados no Centro de Instrução e Operações da Caatinga (CIOpC).

O facão é composto de uma lâmina fabricada em aço cromo molibdênio inoxidável. Carrega no pomo a cabeça de um carcará, ave de rapina que domina os céus da paisagem sertaneja e que age com perspicácia e oportunidade em seu instinto de sobrevivência, conseguindo resistir às agruras impostas pelo sol. 

Encravado em sua cruzeta, está o símbolo do primeiro Curso de Operações na Caatinga, realizado em 2005, com o carcará ao centro, o escudo reluzente como o sol, com xique-xique nas laterais simbolizando a vegetação e com uma estrela em cima do escudo simbolizando o estabelecimento de ensino.

Fonte: 59º BI Mtz

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter