Exercício certifica Força de Prontidão de Brigada de Cavalaria

A 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada realizou, no período de 24 a 28 de maio, a Simulação Viva, exercício que corresponde à última etapa da certificação de Força de Prontidão (FORPRON) da tropa. Com a conclusão da certificação, a Forpron da Brigada está apta a operar em qualquer parte do território nacional como força estratégica do Exército.

Etapas

 

A preparação da FORPRON é dividida em três fases: a preparação, a certificação – dividida em simulação virtual, construtiva e viva – e, por fim, a fase de prontidão, que se inicia quando a tropa estiver certificada. Todo o processo ocorre no período de um ano.

Após a fase de preparação, em que se realizou uma reciclagem de conhecimentos, iniciou-se a fase de certificação. Durante esse período, os militares componentes da FORPRON passaram pela simulação virtual no Centro de Adestramento-Sul, em Santa Maria (RS), treinando virtualmente técnicas, táticas e procedimentos, nos níveis pelotão e subunidade.

O evento seguinte foi a simulação construtiva, que teve por finalidade adestrar os estado-maiores da brigada e de suas unidades, no planejamento e na condução de operações militares. Por fim, foi realizada a Simulação Viva, ou seja, um exercício no terreno com a finalidade de colocar em prática o que foi treinado virtualmente. Em todas as atividades da certificação, as medidas de prevenção à covid-19 foram observadas.

 

Fonte: 4ª Bda C Mec

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter