Nexter recebeu um novo pedido de MBT Leclerc modernizados


Versalhes, 12 de janeiro de 2023 – Em 29 de dezembro de 2022, a Agência Francesa de Compras de Defesa (DGA) concedeu à Nexter um pedido de modrnizaçãao de 50 Chars Leclerc modenizados (XLR).

Os testes de qualificação industrial continuam em estreita colaboração com a DGA e o exército francês;

Um primeiro MBT modernizado protótipo foi entregue à DGA no final de 2022, e os primeiros 18 MBTs operacionais serão entregues ao Exército em 2023, de acordo com o planeamento do contrato de renovação adjudicado à Nexter em 1 de junho de 2021.

Um MBT modernizado integrado ao sistema de guerra colaborativo SCORPION

O primeiro objetivo desta modernizaçãao é integrar o tanque de batalha principal Leclerc, conhecido como “XLR”, no sistema de guerra colaborativo SCORPION com um novo sistema de informações de combate (SICS).

O XLR está equipado com o rádio CONTACT e a vetrônica comum aos veículos SCORPION. Além disso, suas capacidades de proteção e agressão são elevadas ao mais alto nível, graças a:

Proteção melhorada contra minas e foguetes;

A adição de uma com de 7,62 mm operada remotamente para combate urbano;

O desenvolvimento de um novo sistema de controle de tiro com a capacidade de disparar munição com um efeito ou gatilho programável.

O tanque Leclerc, operacional desde 1993

O Main Battle Tank Leclerc foi implantado pelo exército francês em operações no exterior no Líbano, Estônia e muito recentemente na Romênia. A Nexter o mantém em condições operacionais nos parques de treinamento do Exército desde a implantação de um contrato de apoio em 2010.

O MBT Leclerc é um tanque da classe de 60 toneladas de 3ª geração, fabricado pela Nexter na planta de Roanne, até julho de 2008. Sua tripulação é composta por 3 operadores: o comandante do tanque, o artilheiro e o piloto. Está armado com uma metralhadora de cano liso de 120 mm e uma metralhadora coaxial de 12,7 mm.

200 MBTs Leclerc serão modernizados para o Exército Francês até 2029.

Outros 20 atualmente em reserva são cogitados de serem enviados para a Ucrânia.

Carro Leclerc padrão em desfile no 14 de julho em Paris

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter