Futuros sargentos realizam Estágio de Operações Especiais

Três Corações (MG) – Os alunos da Escola de Sargentos das Armas realizam o Estágio de Operações Contra Forças Irregulares, que prepara os futuros sargentos para comandar pequenas frações em contexto de operações especiais. O Estágio ocorre ao longo de onze dias, entre 27 de setembro e 7 de outubro.

Durante as instruções, 496 alunos do Curso de Formação e Graduação de Sargentos realizaram diferentes oficinas, práticas de instrução e patrulhas, com o objetivo de desenvolver técnicas operacionais e conteúdos atitudinais fundamentais para o líder de pequenas frações. O preparo envolve situações extenuantes, típicas do combate, que requerem do militar o exercício da liderança, cooperação, persistência e ação de comando.

O Estágio é dividido em quatro fases: instrução preliminar de nivelamento; divisão de grupamentos de instrução; deslocamento para a cidade de São Bento Abade para o enfrentamento de forças irregulares; e patrulha de combate em área rural. Em maio deste ano, foi realizado o Estágio Básico de Instruções Especiais.

O Aluno A Monteiro, do Curso de Cavalaria, falou sobre a importância da atividade. “O Estágio de Operações Contra Forças Irregulares muito válido para minha formação, visto que, além de ombrear com meus pares de outras Armas, aprendi, de forma gradativa, por meio de oficinas com militares especializados, como Comandos, Forças Especiais e Precursores Paraquedistas. Como penso em me ternar instrutor, essa experiência me ensinou sobre como tratar os alunos e sobre a melhor maneira de disseminar conhecimentos a meus subordinados.”

O Estágio contou com a colaboração e experiência de tropas do 1° Batalhão de Forças Especiais, Companhia de Precursores Pára-quedista, 28° Batalhão de Infantaria Mecanizado, Centro de Instrução de Operações Urbanas, Centro de Instrução de Blindados, 14° Grupo de Artilharia de Campanha e do 1° Batalhão de Aviação do Exército.

Ação Cívico-Social

Como tradição dos exercícios militares do Exército, uma iniciativa social foi desenvolvida para atender aproximadamente 50 pessoas da comunidade local com atendimentos médico e odontológico, além de palestras a cerca de 120 crianças e adolescentes em escolas do município de São Bento Abade, promovendo, dessa forma, a integração com a sociedade.

Fonte: Escola de Sargentos das Armas

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter