Tenente Raquel Alves E Tenente-Coronel Denys
Uma aeronave C-105 Amazonas da Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, entre o domingo (24) e segunda-feira (25), Transporte Aéreo Logístico em apoio à Operação COVID-19. O avião, pertencente ao Primeiro Esquadrão do Décimo Quinto Grupo de Aviação (1°/15°GAV) – Esquadrão Onça, transportou 15 mil máscaras do tipo Face Shields de Canoas (RS) para Maceió (AL), Macapá (AP) e Boa Vista (RR). A missão interministerial foi coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) junto ao Centro de Operações Conjuntas (COC) do Ministério da Defesa, em apoio ao Ministério da Saúde.
O FAB 2806 decolou da Ala 3 – Base Aérea de Canoas, no domingo (24), às 14h30 (horário de Brasília) transportando a carga para o primeiro destino: Maceió. A aeronave pousou às 21h20, na cidade alagoana. Já segunda-feira (25), o FAB 2806 decolou de Maceió, às 8h45, e seguiu para Macapá, onde pousou às 13h45. A última parada do transporte foi em Boa Vista. O avião, que decolou às 15h05 de Macapá, pousou na cidade roraimense às 18h.
O piloto do C-105, Tenente Aviador Henrique Martins Simões, avalia a importância da missão. “É uma oportunidade ímpar participar e cumprir essa missão no combate à COVID-19. É muito gratificante para mim como militar e, também, para toda tripulação engajada nesta ajuda à sociedade”, enfatizou.
Para o Sargento Ricardo Batista de Souza, que desempenha a função de mecânico da aeronave, é uma grande honra participar de uma missão em prol da sociedade. "Uma missão como esta faz a gente se sentir cada vez mais útil e realizado, ajudando o nosso país”, declarou.
Operação COVID-19
A Operação COVID-19, coordenada pelo Ministério da Defesa, mobiliza militares por todo o Brasil. Homens e mulheres das Forças Armadas atuam no enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus, em apoio à população. As ações envolvem descontaminação de espaços públicos, doações de sangue, transporte de medicamentos e equipamentos de saúde, distribuição de kits de alimentos para pessoas de baixa renda, entre outras.
Na execução dessas atividades, os militares atuam organizados em 10 Comandos Conjuntos que cobrem todo o território nacional, bem como no Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE). Esses Comandos reúnem militares das três Forças (Marinha, Exército e Aeronáutica), que desenvolvem esforços no cumprimento das missões.
Fotos: S1 Rotta e Sgt Oliveira/Ala 3 e 2T Lucas do 2/7 Gav e Sargento Juliano/Ala 7