Exércitos brasileiro e argentino iniciam exercício na Argentina

Monte Caseros (Argentina) – Na segunda-feira, 31, foi iniciada na Argentina a Operação Arandu, um exercício no terreno executado de forma conjunta entre o Exército Brasileiro e o Exército da Argentina. A primeira atividade do exercício foi uma formatura que reuniu frações de todas as tropas no Centro de Educação Operacional Duque de Caxias – local assim nomeado em homenagem ao Patrono do Exército Brasileiro. Com participação de 300 militares brasileiros e 348 militares argentinos, além do uso de veículos e aeronaves de ambos os países, a Operação Arandu se estenderá até esta sexta-feira, 4.

Após a formatura, foi realizada uma reunião com os comandantes de todas as tropas para a distribuição das ordens. Para o codiretor do exercício e comandante das tropas brasileiras na atividade, General de Brigada Janjar, a realização da Operação Arandu na Argentina representa o coroamento de um trabalho árduo de três anos. “São os nossos dois exércitos, trabalhando integrados em uma força combinada, fortalecendo nosso lema ‘Força, União e Integração”.

Também codiretor do exercício e comandante das tropas argentinas na Operação, o General Torres destacou que a atividade serve para o alinhamento de técnicas e procedimentos para uma eventual colaboração futura. “O exercício manifesta a intenção de ambos os exércitos de trabalhar de forma unida em operações militares. Para isso, reunimos nossas melhores tropas e meios”. Nesta terça-feira, 1º de agosto, serão realizados treinamentos de embarque e desembarque aeromóvel, de infiltração e de intercâmbio doutrinário com o Exército Argentino.

Exercício combinado
Até o dia 4 de agosto, os exércitos brasileiro e argentino realizam a Operação Arandu, um exercício entre as duas Forças com o objetivo de consolidar a cooperação militar entre ambos os países e reforçar os laços de união, cooperação e amizade entre os exércitos das duas nações. Com participação de 300 militares do Exército Brasileiro e 348 do Exército Argentino, a Operação contará com o emprego de aeronaves e veículos blindados de ambos os países. Do Exército Brasileiro, participarão militares do Estado-Maior do Exército, do Comando de Operações Terrestres, do Comando Militar do Sul, do Centro de Comunicação Social do Exército, da 2a Brigada de Cavalaria Mecanizada, da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), da Brigada de Infantaria Paraquedista, do Comando de Aviação do Exército e do Comando de Operações Especiais.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter