Exercício militar reúne mais de 2,5 mil militares na AMAN

Resende (RJ) – A Academia Militar das Agulhas Negras deu início à Operação Pirapitinga (Manobra Escolar 2023), exercício com atividades programadas até o dia 5 de novembro. A Manobra Escola fecha o ano de instrução dos cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). Uma atividade que possibilita o aprimoramento da liderança e a integração entre as Armas, Quadros e Serviços: Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia, Intendência, Comunicações, Material Bélico. 

Ao todo, são 2.500 militares de 40 organizações militares participando do Exercício Pirapitinga. Ainda são empregadas 300 viaturas sobre rodas e 50 blindadas, além de seis aeronaves. São realizadas diversas atividades nas cidades no entorno de Resende, onde está sediada a AMAN, como deslocamento de viaturas, tiros noturnos e operações urbanas.

São executadas ainda operações básicas ofensivas e complementares, comuns em um quadro de guerra convencional. É exigida do cadete a solução de problemas militares simulados próximos da realidade em um combate. A tecnologia também está presente, por meio de um Simulador de Apoio de Fogo.

Fases da Manobra Escolar

A condução do Exercício Pirapitinga ocorre em cinco fases. Na primeira fase, ocorre a ambientação, um apronto operacional, além de instruções preliminares, realizados nos dias 28 e 29 de outubro. A segunda fase e terceira fases são marcadas por operações ofensivas e as Operações de Estabilização e Apoio. Em seguida, os cadetes participam da Execução do Tiro de Combate e Ação Tática Integradora. E na quinta e última fase, fecham o exercício com atividades de manutenção e análise pós-ação. 

Fonte: Academia Militar das Agulhas Negras

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter