Eficiência Logística de Suprimentos na Operação Paraná III

Medianeira (PR) – Três toneladas de alimentos preparados e distribuídos diariamente e cerca de trinta mil litros de combustível para o abastecimento de viaturas. Esse é o panorama logístico e de suprimentos a cargo do 15º Batalhão Logístico (15º B Log) durante a Operação Paraná III, realizada entre os dias 12 e 18 de agosto na região oeste do Paraná.

Nesse cenário estratégico, a cidade de Medianeira torna-se a sede operacional, abrigando robusta estrutura de atendimento na Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Planejada para suprir as demandas das tropas e demais militares envolvidos na Operação, a infraestrutura compreende a distribuição de itens essenciais de Classe I e de Classe III, como explica o Capitão Joalmir Avelino da Silva, do 15º Batalhão Logístico.

“Na Classe I, temos a ração de subsistência, passando pelo processo de preparo e cozimento, e também a ração R II, fornecida ao militar para um período de 24 horas. Isso inclui café, almoço, jantar e ceia. Na Classe III, destacam-se os combustíveis utilizados nas viaturas, garantindo sua movimentação e atuação durante toda a operação.”

A habilidade do batalhão para viabilizar o transporte da carga é assegurada por cerca de cinquenta viaturas. Diariamente, essas unidades são capazes de transportar cargas entre 100 e 500 toneladas, adaptando-se às necessidades de qualquer área. A Operação Paraná III conta com um efetivo de 1700 militares e cerca de 400 veículos, entre viaturas, embarcações e aeronaves.

Fonte: 15º Batalhão Logístico

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter