Search
Close this search box.

Comando Militar do Sul comemora os 67 anos da Tomada de Monte Castelo.

Uma cerimônia militar será realizada em frente ao Quartel General do CMS, com a presença dos pracinhas da Força Expedicionária Brasileira.

Logo após, os febianos e os convidados assistirão, no Museu Militar do CMS, a uma apresentação do Tenor Lírico João Aparecido, que interpretará a música "Minha Gioconda", em homenagem aos pracinhas.

Tomada de Monte Castelo

Manhã do dia 21 de fevereiro de 1945. A tensão e a ansiedade dominavam as tropas brasileiras na Itália, cuja missão era desalojar os nazi-fascistas de Monte Castelo.

O inimigo era experiente, profundo conhecedor do terreno, numa posição defensiva dominante e bem preparada, e que já tinha causado considerável número de baixas às tropas aliadas, rechaçando três tentativas de conquista anteriores.

Às cinco e meia da manhã, iniciou-se o ataque. Apoiados por grande concentração de artilharia aliada, os brasileiros, determinados, partiram para cumprir sua missão.

Ao final da tarde, após renhida luta, e a despeito do terreno lamacento e íngreme, do frio e da neve, o baluarte inexpugnável de Monte Castelo era brasileiro.

Os gritos de vitória dos pracinhas brasileiros ecoaram pelo vale. Era a celebração do primeiro combate vitorioso, na batalha dos Apeninos. Era o resgate da dívida representada pelas tentativas anteriores e que ceifaram tantas vidas brasileiras.

Naquele dia, nossos soldados deixaram registrados, para sempre na história, um dos feitos mais gloriosos da Força Expedicionária Brasileira durante a 2ª Guerra Mundial. Era a Tomada de Monte Castelo.

A conquista, além de impulsionar a FEB para triunfos posteriores e para a vitória final dos aliados na Itália, mostrou ao mundo o valor dos soldados brasileiros.

Suas demonstrações de bravura, abnegação, perseverança e fé inquebrantável, no cumprimento da missão, são valores que servirão sempre de exemplo às novas gerações de nosso Exército.
Cultuar e reverenciar aqueles que escreveram essa memorável página de nossa história, mais que uma homenagem, é dever de todos.

Aos nossos pracinhas, o nosso eterno reconhecimento e gratidão.
 
Currículo do Tenor João Aparecido

 
O Sr João Aparecido nasceu em São José dos Campos – SP. Iniciou seus estudos de música erudita ainda na infância. Estudou violão erudito no Conservatório Santa Cecília e, posteriormente, contraponto e composição no Conservatório Magda Tagliaferro, em São Paulo. Aos 14 anos, quando integrava o coral Madrigal Musicaviva, foi orientado a estudar técnica vocal e seguir carreira de solista.

Participou de inúmeros festivais, e cantou em importantes teatros de São Paulo, Rio de Janeiro, Uruguai e Argentina. Já figurou no Guiness Book por sua atípica extensão vocal e interpreta personagens de ópera em diferentes registros.

Foi convidado pelo professor do Tenor Plácido Domingo, Maestro Franco Iglesias, para realizar estágio de aperfeiçoamento, pesquisa científica e construção de personagem.

Já interpretou obras famosas como as óperas: Carmem – de Bizet, Otello – de Verdi, Lohengrin – de Wagner e Il Pagliacci – de Leoncavallo. É fluente nos idiomas inglês, francês e italiano.

Foi agraciado com as Medalhas Marechal Mascarenhas de Moraes, Sangue de Heróis e da Vitória.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter