Search
Close this search box.

Brigada de Infantaria realiza exercício operacional no Paraná

Apucarana (PR) Entre os dias 4 e 16 de agosto, o Exército Brasileiro, por meio das organizações militares subordinadas à 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, sediada em Cascavel (PR), conduziu um exercício de adestramento na região oeste do estado do Paraná. Este exercício foi fundamental para a certificação da tropa como Força de Prontidão, garantindo sua permanente disponibilidade para emprego.

No dia 10 de agosto, foi realizada uma formatura onde foram apresentados todos os meios empregados no exercício. A cerimônia contou com a presença de helicópteros, veículos blindados de reconhecimento e combate, drones operacionais e equipamentos de comunicação de alta tecnologia. Todos os militares que participaram do exercício também estiveram presentes, evidenciando o treinamento e a coordenação necessários para a eficácia das operações.

Aproximadamente 1.400 militares e mais de 270 viaturas, incluindo as viaturas blindadas de transporte de pessoal Guarani, estiveram envolvidos em uma simulação abrangente de combate. As atividades ocorreram nas cidades paranaenses de Cascavel, Santa Teresa do Oeste, Vera Cruz do Oeste, Ramilândia, Missal e no distrito de São Roque. A operação incluiu a circulação de veículos blindados em rodovias vicinais e terrenos particulares previamente autorizados.

O exercício envolveu uma marcha para o combate marcada por simulações de combate, demonstrando a capacidade de resposta da tropa diante de situações adversas. Também foi realizada uma demonstração abrangente do equipamento disponível, incluindo o uso do Sistema de Aeronaves Remotamente Pilotadas (SARP) e a solução de incidentes operacionais.

Como ponto alto da atividade, houve um ataque escotilhado à uma posição defensiva unindo viaturas VBR Cascavel e VBTP Guarani, e em seguida o investimento na localidade de São Roque, finalizando com as fases de consolidação e manutenção.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter