Brigada Aeromóvel passa por apronto operacional

As organizações militares da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel) – 12ª Bda Inf L (Amv) – passaram por um apronto operacional no dia 28 de abril, por ocasião da visita do Comandante da 2ª Divisão de Exército (2ª DE), General de Divisão Luís Cláudio de Mattos Basto, e do Adjunto de Comando da 2ª DE, Subtenente Arrenildo Vane da Silva.

Com o apronto, o General Basto verificou a capacidade de mobilização e aprestamento das tropas que compõem a Força-Tarefa Aeromóvel Bandeirantes. Foi a primeira visita do atual do comandante da 2ª DE à sede da Brigada Aeromóvel, o que proporcionou ao comando uma visão detalhada da capacidade logística e de emprego operacional imediato, assim como do aparato bélico e dos recursos humanos das tropas da brigada.

Foram verificados todos os meios orgânicos operacionais e logísticos que tornam a Brigada Aeromóvel uma Força de Emprego Estratégico do Exército Brasileiro, apta a ser empregada rapidamente em qualquer ponto do território nacional. Estiveram presentes o Comandante da 12ª Bda Inf L (Amv), General de Brigada Rodrigo Ferraz Silva, seu adjunto de comando, o estado-maior e todos os comandantes das organizações militares da 12ª Bda Inf L (Amv).

Centro de Embarcações apoia Aviação do Exército na Amazônia

Em 27 de abril, o Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia (CECMA) apoiou o adestramento do 4º Batalhão de Aviação do Exército. 

Esse apoio foi coordenado pela Seção de Operações do CECMA e teve como finalidade o balizamento da área de lançamento da manobra Hello casting, que consiste no salto de militares na água a partir de uma aeronave.

 

Os riscos de acidentes são grandes, e uma equipe especializada em resgate em meios aquáticos torna-se fundamental. Assim, a equipe do CECMA transportou as equipes de mergulhadores e os SAR (Search And Rescue) da Aviação do Exército durante o exercício.

As atividades de adestramento de capacidades das tropas da Força Terrestre em ambiente amazônico são constantes e visam defender a soberania do território nacional.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter