Aviação do Exército faz treinamento para os Jogos Olímpicos

Como parte dos treinamentos visando a segurança da cidade durante os Jogos Olímpicos, o Exército está realizando no Rio desde o dia 28 de março a Operação Pão de Açucar, utilizando aeronaves modernas e equipes que já vêm sendo treinadas para missões especiais.

O objetivo é treinar o grupo de 160 militares no terreno dos Jogos para que conheçam pontos estratégicos do município. A ação, que será realizada até o dia 8, conta com militares do 1º e do 2º batalhões de Aviação do Exército (1º e 2º BAvEX), que ficam em Taubaté (SP) e com 14 helicópteros.

As aeronaves vieram dos dois batalhões: do 1º BAvEX vieram quatro HA-1 Fennec (H125M), sendo uma delas equipada com o sistema Olho de Águia (SOA) — uma câmera com rotação de 360º que capta imagens até de noite —, que transmitirá online para a Coordenadoria Geral de Defesa de Área (CGDA) e para o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), e três HM-4 Jaguar, um dos mais modernos helicópteros do mundo. Já do 2º BAvEX, vieram duas aeronaves HM-3 Cougar e cinco HM-1 Pantera.

Os militares da aviação treinam diversas manobras de emprego geral, como levantar voo, pousar, aproximação de determinado ponto, curvas, sempre observando pontos estratégicos da cidade. Também fazem ações de comando e controle em que utilizam a tecnologia das aeronaves para a comunicação com as salas de controle.

No treinamento desta quarta-feira, tendo como ponto de apoio o Campo dos Afonsos, tropas de operações especiais do Exército Brasileiro, como o 1º Batalhão de Forças Especiais (1º BFEsp), sediado em Goiânia (GO), do 26º Batalhão de Infantaria Paraquedista (26º BIPqdt) e da Companhia de Precursores Paraquedistas (CiaPrecPqdt), sediados na Vila Militar, também participaram da Operação Pão de Açúcar.

Eles realizaram treinamento em conjunto com as tripulações das aeronaves, permitindo o aperfeiçoamento de técnicas especiais de infiltração e retirada de tropa pela aviação do Exército, como, por exemplo, as manobras de rapel, fast rope, pouso de assalto, tiro embarcado, entre outras.

Segundo a seção de Comunicação Social do Comando Militar do Leste, durante os Jogos Olímpicos Rio 2016 militares das unidades aéreas da Aviação do Exército estarão presentes em todas as sedes para “garantir a segurança da população, do evento e de todos os pontos sensíveis nas proximidades dos jogos. A Aviação do Exército Brasileiro conta com profissionais com experiência em grandes eventos, como a Copa do Mundo 2014, Copa das Confederações 2013, Jornada Mundial da Juventude 2013, Rio + 20, V Jogos Mundiais Militares, entre outros”.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter