O governo australiano assinou um contrato de atualização de aviônicos da Commonwealth para a frota C-27J Spartan Light Tactical Fixed Wing.
O contrato de US$ 70 milhões com a Leonardo resultará na substituição e atualização da capacidade de rádio existente, melhorando ainda mais a segurança geral e a adequação da plataforma C-27J.
O chefe da Divisão de Sistemas Aeroespaciais, Vice-Marechal do Ar (AVM), Leon Phillips, disse que o C-27J Spartan era uma capacidade importante para a Força Aérea Real Australiana (RAAF).
“Operada pelo Esquadrão No. 35, a frota C-27J Spartan fornece transporte essencial e entrega aérea de passageiros, tropas e carga, apoio a missões de busca e salvamento e evacuação aeromédica em nossa região”, disse o AVM Leon Phillips.
“A atualização da função de rádio criptográfica da plataforma C-27J garantirá a disponibilidade contínua de comunicações seguras, incluindo interoperabilidade com os principais parceiros estratégicos e redes de inteligência, e maior segurança geral para o pessoal da Força de Defesa Australiana”.
Leonardo foi selecionado para realizar a atualização como o contratante principal e o fabricante original do Spartan. Eles possuem conhecimento especializado e a experiência necessária para realizar essas grandes modificações na aeronave.
O pessoal do Esquadrão No. 35 e da Northrop Grumman modificará o C-27J como parte da manutenção de rotina.
A atualização de aviônicos da Commonwealth começará em setembro de 2023 na Base da RAAF em Amberley e deve ser concluída em 2026.
AIRCDRE Steven Pesce, Diretor General, Airlift and Tanker Systems Branch e Sr. Marco Zoff, Leonardo Aircraft Division Managing Director assinaram o contrato de modernização do avionico do C-27J, Torino, Itália 21 Outobro 2022.