Apronto operacional dá início à Operação Paraná III

Medianeira (PR) – Preparo da Força Terrestre e interoperabilidade. Essas são as palavras-chave da Operação Paraná III, que ocorre até o dia 18 de agosto, no Estado do Paraná. Integradas e coesas, tropas de nações irmãs darão respostas às diversas situações simuladas de ajuda humanitária. Na tarde deste domingo (13), com a presença do Comandante da 5ª Divisão de Exército, General José Ricardo Vendramin Nunes, e do Comandante da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, General Marcos Américo Vieira Pessoa, cerca de 800 militares, do Exército Brasileiro e de outras 13 delegações de exércitos do continente americano, participaram do apronto operacional no município de Medianeira, oeste do Paraná.

“O apronto operacional marca efetivamente o início da Operação. É nesta oportunidade que nós nos certificamos que a tropa está efetivamente pronta para iniciar o trabalho que será desenvolvido ao longo da semana”, destacou o General Américo. “Também é uma boa oportunidade para integrarmos todos os exércitos presentes na nossa Operação”, complementou.

Em meio a militares de 43 organizações envolvidas, o Segundo-Tenente Venâncio, da FT 116 Brigada de Infantaria Mecanizada, realizou a leitura do histórico da Conferência dos Exércitos Americanos (CEA). “Nesta terceira edição, a Operação Paraná tem como foco o trabalho de ajuda humanitária, sendo explorados casos hipotéticos em um país fictício na America do Sul, com emprego de um esforço internacional para proporcionar ajuda e proteção à população vulnerável”. Em seguida, o capelão da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, Primeiro-Tenente Otávio, realizou a benção da tropa. 

De acordo com o General Vendramin, planejar, coordenar e executar a Operação Paraná III, é uma oportunidade de empregar os militares no terreno em uma das maiores operações combinadas da América do Sul. “A Conferência dos Exércitos Americanos nunca tinha feito um exercício dessa envergadura, por isso, é inovador e significa um voto de confiança e um apreço pela credibilidade que o Exército Brasileiro tem. Além disso, é um sinal de muita respeitabilidade que a Força Terrestre tem junto aos outros exércitos”, enfatizou o Comandante.

Participação de estrangeiros

É a primeira vez que o Subtenente Jonathan Gomez, do Exército do Paraguai, participa de uma operação como essa. “Podemos saber o que realizar, em quais aspectos podemos nos ajudar como países vizinhos que somos, e que, se necessitar, poderemos auxiliar”, comentou o militar.

Já o Major Freed, do Exército dos Estados Unidos, trabalha diretamente com situações de socorro e ajuda humanitária. Ele espera que a experiência seja de compartilhamento de informações. “Eu acho que a maioria das melhores práticas de gerência de emergências e auxílio a desastres são universais. Então, acredito que será muito fluído e uma operação de sucesso”, disse o militar americano.

Cerimônia de Abertura

A Operação Paraná III foi aberta oficialmente no sábado (12), em uma solenidade que ocorreu no 34° Batalhão de Infantaria Mecanizado, em Foz do Iguaçu (PR). Além da apresentação das 14 comitivas, uma palestra sobre Ajuda Humanitária foi ministrada pelo Coronel Porto, comandante da Operação que auxiliou a comunidade de São Sebastião/SP, atingida por tempestades no início do ano.

Fonte: Exército Brasileiro

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter