2º RC Mec participa de exercício combinado entre Exército Brasileiro e Argentino

O 2º Regimento de Cavalaria Mecanizado (2º RC Mec) participou, no período de 13 a 19 de setembro, do exercício combinado denominado “Operação Guarani”, realizando uma demonstração de ataque de uma subunidade a dois pelotões, uma transposição de curso d’agua realizando navegação com a Viatura Blindada de Transporte de Pessoal Guarani e encerrando com o tiro das armas coletivas.

Essa atividade, fruto da Conferência Bilateral de Estado-Maior Brasil – Argentina, teve por objetivos principais desenvolver a interoperabilidade entre tropas brasileiras e argentinas na execução de operações, bem como a troca de experiências e o desenvolvimento da doutrina de operações combinadas.

 

Na Operação Guarani houve a participação de tropas do Comando da 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada e suas organizações militares subordinadas, empregando mais de 280 viaturas, um helicóptero e militares do Exército Argentino, principalmente da Brigada de Monte XII. No dia 19 de setembro, no Regimento João Manoel, foi realizada a formatura de encerramento da operação.

O público assistiu a um desfile motorizado dos integrantes da Força-Tarefa Guarani, uma apresentação de um pelotão de soldados, que realizou uma demonstração de ordem unida sem comando, uma reprise hípica de saltos, com participação de um militar argentino e, ainda, demonstrações do Pelotão de Cavalaria Mecanizado.

Encerrando as apresentações ocorreu, pela primeira vez no Regimento, uma “carga”, unindo o passado e o presente, o leal amigo e o aço de nossos blindados, lembrando a bravura, a coragem e o patriotismo do soldado brasileiro, resultado das campanhas sempre vitoriosas de nossa história militar.

 

Fotos: Cb Robalo / 2º RC Mec

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter