MBDA Testa com Sucesso Laser de Alta Energia

MBDA Alemanha alcançou, com seu demonstrador de laser de alta potência, uma energia equvalente a 40kW (kilowatts) durante testes de disparo. Pela primeira vez no mundo fora demonstrado com sucesso uma potência como esta.

Nos testes de rastreamento e de disparos do laser, a MBDA demonstrou a perfomance do laser contra diversos alvos, como por exemplo ao incapacitar munições de morteiros em poucos segundos. Com uma energia de 40 kW, o laser também foi capaz de perfurar placas de aço de até 40mm.  

O teste também demonstrou a alta qualidade do feixe de laser usado, assim como a precisa e eficiente fusão de feixes individuais. Estas características são essenciais para assegurar a rápida e certa neutrelização dos alvos.

“As armas de laser de alta potência podem contribuir de forma incrível na proteção de tropas e em breve serão a solução contra ameaças as diversas ameaças em missões de combate. Elas são caracterizadas pela sua alta precisão em longas distâncias, baixos custos operacionais e o mínimo de danos colaterias.” Disse Peter Heilmeier, Chefe de Desenvolvimento de Mercado e Negócios da MBDA Alemanha.

Este teste faz parte de uma série de outros que tiveram início em 2008. Em 2011, a MBDA se tornava a primeira companhia européia a alcançar uma potência de 10kW com um feixe de laser de alta qualidade.

Pela primeira vez, ainda neste mês e em Outubro, serão realizados testes em condições reais em que todo o processo de combate, da detecção à neutralização, contra alvos aéreos será feito.

Todo o processo de desenvolvimento do laser vem sendo financiado pelos próprios recursos da MBDA, havendo a participação em partes dos recursos de pesquisa e tecnologia do Departamento Federal Alemão de Defesa de Tecnologia e Aquisição.
Informações gerais
 
Com instalações industriais em quatro países europeus e nos EUA, em 2011 MBDA alcançou um faturamento de € 3 bilhões, com uma carteira de pedidos, em encomendas e contratos futuros, no valor de € 10,5 bilhões. Com mais de 90 clientes das forças armadas do mundo, a MBDA é líder mundial em mísseis e sistemas de mísseis.
 
MBDA é o único grupo capaz de projetar e produzir mísseis e sistemas de mísseis que atendem toda a gama das atuais e futuras necessidades operacionais das três forças armadas (terra, mar e ar). No total, o grupo oferece uma gama de 45 sistemas de mísseis e produtos de medidas defensivas em operação, além de 15 outros atualmente em desenvolvimento.
 
MBDA é organizada em conjunto com a BAE Systems (37,5%), EADS (37,5%) e Finmeccanica (25%).

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter