02 de Junho, 2021 - 08:30 ( Brasília )

Tecnologia

Motorola Solutions anuncia acordo de tecnologia LTE para rede privada com Anterix

A iniciativa facilita a implementação de rede de 900 MHz de última geração para serviços de utilidade pública

A Anterix e a Motorola Solutions estabeleceram um acordo para facilitar a implementação de redes LTE privadas para empresas de Utilities como parte dos esforços do setor para modernizar a rede elétrica. A colaboração faz parte do projeto da plataforma de Banda Larga Privada para Infraestrutura Crítica da Motorola Solutions anunciado em 2020, permitindo a transição da banda de 900 MHz para a banda larga.

A Motorola Solutions também é membro fundador do programa Anterix Active Ecosystem, que reúne empresas líderes em inovação tecnológica para dar suporte aos clientes da Anterix nas implementações e operações.

“Nosso espectro licenciado em banda baixa pode ajudar as empresas de Utilities a implementar uma plataforma de rede LTE privada capaz de fornecer os recursos avançados e controles necessário conforme evoluem para uma rede mais moderna”, explica Ryan Gerbrandt, COO da Anterix.

“Nossa missão em conjunto com a Motorola Solutions para reduzir a complexidade e o custo de implementação dessa plataforma privada de banda larga sem fio é devolver o controle às concessionárias de Utilities para que possam atender melhor os clientes e a população”.



A infraestrutura de banda larga LTE de 900 MHz da Motorola Solutions inclui a rede de acesso de rádio LXN 7900 e core para fornecer ampla cobertura de área e longo alcance de dados para comunicações críticas. O núcleo do sistema pode ser hospedado on-premises ou na nuvem e pode controlar simultaneamente a rede LTE de 900 MHz da empresa e sua rede LTE Nitro™ CBRS. O EDG 4200 Smart Gateway de alta potência da Motorola Solutions permite a troca de inteligência em redes de banda larga, e sua plataforma Critical Connect permite a interoperabilidade com sistemas de rádio móvel terrestre (LMR), além de redes LTE integradas e independentes.

“As concessionárias de energia precisam de comunicações seguras, de alta potência e interoperáveis para atender às necessidades atuais de ponta a ponta, incluindo recursos de voz, dados e vídeo”, diz Scott Schoepel, vice-presidente de Vendas Corporativas Globais da Motorola Solutions. “Estamos entusiasmados por alavancar nossa longa história no fornecimento de redes privadas de missão crítica, e com a recente colaboração com a Anterix para apoiar a inovação robusta e a modernização contínua da rede”.

A primeira implementação, fruto desta parceria, já está no processo inicial na Xcel Energy, em Minneapolis. A rede está sendo desenvolvida pela Motorola Solutions utilizando o espectro de 900 MHz da Anterix, e será instalada em duas unidades da Xcel Energy para fornecer mais inteligência, controle e segurança.