IACIT estreia no Simpósio Brasileiro de Telecomunicações e Processamento de Sinais, apresentando inovações do setor

O evento tem grande relevância na área de telecomunicações no Brasil e atrai profissionais e pesquisadores de destaque de todo o País.

A IACIT, empresa líder em tecnologia e soluções avançadas de Meteorologia Radar, Auxílio e Controle do Tráfego Aéreo e Marítimo (CNS/ATM), Telemetria, Redes Integradas, Comunicação, Defesa e Segurança Pública; terá espaço no XLI Simpósio Brasileiro de Telecomunicações e Processamento de Sinais (SBrT23), que vai acontecer nos dias 8 a 11 de outubro de 2023, no Parque Tecnológico de São José dos Campos, localizado nas proximidades do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

A participação da IACIT marca sua estreia no Simpósio, e busca fortalecer sua presença na região, destacando sua expertise em tecnologias avançadas de telecomunicações e, como parte desse esforço, apresentará um portfólio de produtos que se alinham com os temas do SBrT23, tendo como foco em atender às necessidades técnicas dos profissionais da área de telecomunicações.

No estande de número 4 os visitantes serão recebidos por Jonas Xavier, Executivo de Vendas Nacionais da IACIT, que dará destaque aos seguintes produtos:

O primeiro será o OTH 0100 (Over the Horizon), radar de vigilância marítima classificado como Produto Estratégico de Defesa. Ele oferece uma abrangência maior e mais eficiente para o monitoramento de Zonas Econômicas Exclusivas (ZEE), além de reduzir os custos. O OTH 0100 é um dos poucos existentes em todo o mundo capaz de rastrear embarcações não cooperativas a uma distância de até 200 MN (Milhas Náuticas) da costa em tempo real. Dentre as suas diversas aplicações, o sistema do OTH 0100 pode ser considerado uma ferramenta chave para coibir crimes como pirataria, contrabando de produtos, tráfico de drogas e de pessoas, monitoramento de forças hostis, espionagem, crimes ambientais e preservação das riquezas naturais presentes na ZEE.

A rede de radares meteorológicos RMT 0200 Banda S de Dupla Polarização em Estado Sólido, que amplia a cobertura meteorológica do espaço aéreo brasileiro e contribui com a segurança e a eficiência dos voos no território nacional também está no portfólio a ser divulgado.

Na área de contramedida eletrônica, a IACIT apresentará o DRONEBLOCKER. A empresa, após observar o movimento do mercado mundial na área de aeronaves não tripuladas (UA), e antevendo tendências e problemas, propôs essa solução tecnológica, um sistema capaz de detectar e localizar a presença de drones e executar o bloqueio com interferência de radiofrequência.

Outra solução de destaque será a plataforma VIMTRAH (Vigilância Integrada Marítima em Tempo Real Além do Horizonte), uma tecnologia aplicada à Defesa por meio do radar Além do Horizonte para a vigilância marítima a grandes distâncias. A plataforma VIMTRAH realiza a fusão de dados do OTH 0100, radares costeiros, sensores E/O e fontes colaborativas permitindo a monitoração em tempo real de parâmetros como velocidade, latitude, longitude e curso dos alvos, o que faz da solução uma importante ferramenta para a manutenção da soberania marítima, podendo também ser utilizado no monitoramento aéreo.A IACIT dará ênfase também a um produto que já fez com que o Brasil conquistasse a autonomia tecnológica nesse segmento, o DME 0200 (Distance Measuring Equipment), equipamento de auxílio à navegação aérea que permite determinar a distância de uma aeronave em relação a um ponto localizado no terreno e apoiando a localização espacial como alternativa a navegação GPS. É um produto 100% nacional e está em operação nas diversas Unidades da Força Aérea Brasileira (FAB) por meio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).

O RADH0200, um sistema de radar de alta resolução, desenvolvido para obtenção das medidas de Correntes Superficiais Oceânicas através de sinais em HF (High Frequency) também está no portfólio, pois contempla a mais alta tecnologia em processamentos de sinais, disponibiliza maior agilidade, precisão e exatidão nas medidas, de acordo com cada aplicação a ser utilizada. A Plataforma Radar desenvolvida pela IACIT utiliza conceitos de modularidade, permitindo a adequação de suas capacidades funcionais e operacionais, tendo sido idealizada para atender às diversas demandas por outros radares, por exemplo, para vigilância marítima, monitoramento do tráfego aéreo e sensoriamento marítimo.

Artigos

O Simpósio é promovido anualmente pela Sociedade Brasileira de Telecomunicações e esse ano será coordenado pelo ITA. O tema desta edição é “Sistemas além do 5G (B5G): Integração entre terra, ar e espaço”. Neste Fórum, um dos artigos científicos submetidos é o “High-Frequency Surface Wave Radar Performance Analysis for CA-CFAR Algorithm in K-distributed Clutter”, de autoria de Diego Roberto Camargo, aluno de Doutorado Acadêmico Industrial – que atua na IACIT como Desenhista Projetista Sênior. Romulo Fernandes da Costa, pesquisador de Engenharia e Tecnologia pela IACIT, é coautor no mesmo artigo e explica que o trabalho é sobre a análise do eco de um radar oceânico semelhante ao OTH-0100, que utiliza um simulador desenvolvido por ele e outros técnicas estatísticas desenvolvidos por Diego Camargo.

A presença da IACIT no Simpósio é uma oportunidade única para os profissionais da área conhecerem de perto as soluções inovadoras que a empresa oferece. 

Fernanda Menezes, Diretora de Tecnologia da IACIT, estará junto à equipe, no estande da empresa, para demonstrar e discutir com os participantes sobre os produtos apresentados no portfólio que podem atender às necessidades específicas de telecomunicações. 

Como uma das patrocinadoras do Simpósio, a IACIT revela o entusiasmo em compartilhar conhecimento e inovações com a comunidade de telecomunicações.

“Convido os participantes do simpósio a se envolverem em discussões construtivas sobre as tecnologias do futuro ao visitarem o estande da IACIT e, assim descobrirem como as soluções tecnológicas da empresa podem contribuir para o avanço da indústria de telecomunicações no Brasil e no mundo!” – reforçou o CEO Luiz Teixeira.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter