Viasat felicita a União Internacional de Telecomunicações pela expansão da disponibilidade do espectro da banda Ka

Viasat Inc. é uma empresa global de comunicações, anunciou hoje sua capacidade de oferecer conectividade gate-to-gate a bordo aprimorada e serviços marítimos pier-to-pier com a assinatura de um acordo internacional pelos Estados-Membros da União Internacional de Telecomunicações (UIT), que permite a abertura de mais espectro de banda Ka para soluções de mobilidade via satélite.

O tratado, que foi assinado na Conferência Mundial de Radiocomunicações de 2019 (WRC-19) na última sexta-feira, 22 de novembro de 2019, fornece acesso a quatro vezes mais espectro de banda Ka global para a conectividade de banda larga via satélite para a aviação e o transporte marítimo.

O tratado garante que as Estações Terrenas em Plataformas Móveis (ESIM, Earth Stations in Motion) possam acessar todo o espectro de banda Ka, de acordo com a estratégia da Viasat – focada em serviços de mobilidade de banda larga com operação mundial – em preparação para o futuro lançamento de sua constelação global de satélites Ka-band, ViaSat-3.

Durante a WRC-19, a disponibilidade de espectro de banda Ka para o ESIM recebeu um apoio contundente da comunidade internacional após a conclusão e revisão de estudos abrangentes. A decisão reafirmou o parecer da WRC-15 segundo o qual a banda Ka é a banda mais adequada para a expansão dos serviços de banda larga via satélite.

Além disso, garante uma infraestrutura internacional unificada para a autorização de serviços ESIM em toda a banda ao redor do mundo, abrindo as portas para que as companhias aéreas e companhias de navegação digitalizem suas frotas e conectem mais passageiros e tripulantes em uma única rede.

"Somos gratos pelo reconhecimento global da importância da banda larga via satélite com banda Ka para uso em plataformas móveis de aeronaves, navios e balsas até ônibus e trens", diz Mark Dankberg, presidente e CEO da Viasat. "Ter uma estrutura regulatória uniforme para aplicações ESIM em todos os países permitirá que a Viasat atenda às crescentes exigências dos clientes para melhorias nos serviços de mobilidade, enquanto cria um ambiente mais amplo para maior inovação no setor de mobilidade".

Oportunidades para que companhias aéreas continuem a crescer com o acréscimo do espectro global de banda Ka

Hoje em dia, a indústria da aviação comercial enfrenta uma procura crescente por parte dos passageiros, tripulantes e operadores de frotas e fornecedores por conectividade gate-to-gate. Novos serviços que melhorarão as operações de voo e fornecerão experiências aprimoradas aos passageiros vão se beneficiar do espectro adicional de banda Ka, fornecendo banda larga de alta qualidade e acessível a bordo.

Gilberto Lopez Meyer, vice-presidente sênior de Segurança e Operações de Voo (SFO) da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), acrescentou: "A comunidade aérea parabeniza a Conferência Mundial de Radiocomunicações 2019 por seu trabalho bem-sucedido na questão do ESIM.

O ESIM apoiará as companhias aéreas no fornecimento de melhor conectividade de banda larga para passageiros a bordo. Ele também servirá como um facilitador para o esforço de transformação digital das companhias aéreas no aprimoramento das operações atuais e futuras gate-to-gate".

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter