Search
Close this search box.

Biografia do ministro Salgado Filho

Ele já foi seguidamente chamado de “Herói Esquecido”. Significa que pelo menos alguns se lembram dos feitos de Joaquim Pedro Salgado Filho (1888-1950), o gaúcho que dedicou grande parte de sua vida a servir o Brasil. Atravessou tempos difíceis, nos quais o país correu o risco de desmantelar-se devido a conflitos internos entre irmãos e redesenhou sua identidade para entrar no concerto das nações depois de participar de duas guerras mundiais.

Salgado Filho viveu na infância a experiência do pai exilado por motivos políticos, formou-se em Direito no Rio de Janeiro e lá fez carreira. Como advogado, conquistou prestígio social e segurança econômica. No entanto, abandonou o caminho de fazer fortuna privada para aceitar desafios em cargos públicos.

Nessa arena, organizou dois ministérios no governo de Getúlio Vargas – o do Trabalho, no qual estruturou a legislação que fez do presidente o “Pai dos Pobres”, e o da Aeronáutica, atual Comando da Aeronáutica, que estruturou de cima a baixo, inclusive criando a Força Aérea Brasileira (FAB).

O notável jurista gaúcho foi também deputado federal, ministro do Supremo Tribunal Militar e senador da República. Candidato às eleições de 1950 para o governo do Rio Grande do Sul, por ironia do destino, faleceu em acidente aéreo, aos 62 anos, quando voava ao encontro do candidato do PTB à Presidência, Getúlio Vargas.

Tornou-se exemplo de político, administrador ético e competente, comprometido com a melhoria da vida dos trabalhadores. Sua trajetória de homem público pode ser estudada graças aos papéis cuidadosamente mantidos e doados ao Arquivo Nacional por seus familiares, incluindo uma versão inédita do diário que ele escreveu ao longo da vida – curiosamente, desde os 11 anos de idade.

A partir dessas valiosas fontes e de consultas a arquivos públicos e privados, o escritor Cosme Degenar Drumond estará lançando na capital paulista o seu mais novo livro: a biografia de Salgado Filho, figura humana de muita grandeza e maior modéstia.

Numa narrativa agradável, o autor aborda as conquistas dos trabalhadores na gestão do biografado frente ao Ministério do Trabalho; e a organização da FAB, detalhando o estratagema concebido por Salgado Filho para o Brasil ajudar os Aliados na Segunda Guerra Mundial, sem ferir a neutralidade do país. Capítulo interessante é o da saga dos pilotos brasileiros no Atlântico Sul e no Mediterrâneo naquele período de beligerância. Outro capítulo bem construído detalha a evolução da aviação civil e comercial brasileira, que emergiu de ambiente paupérrimo, servindo só o litoral, e se expandiu por todo o país.

Esta história fascinante está contida no livro SALGADO FILHO, UMA BIOGRAFIA, com previsão de ser lançado em abril próximo. A obra teve o apoio do Ministério da Defesa, Quarto Comando Aéreo Regional, Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, das empresas Inbra Filtro, Logaer Consulting e Tarobá Engenharia e contou com crowdfunding de amigos do autor.

DEFESANET recomenda mais este livro de Cosme Degenar Drumond, publicado pela Editora de Cultura,que estará disponível nas livrarias e pela Internet (www.livrariacultura.com.br) ao preço de R$59,90.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter