Carro de Combate T-14 Armata

2º Sgt PATRIC – CI Bld

Em 2015 foram apresentados na Praça Vermelha, em Moscou-Russia, durante desfile militar do Dia da Vitória, os primeiros 07 carros de combate T-14 Armata, do lote de pré-produção. O carro de combate é dividido em três partes: compartimento para guarnição, compartimento de combate e conjunto de força.

Sua guarnição é composta por 03 militares, sendo o comandante à direita, o atirador à esquerda e o motorista ao centro, todos em um compartimento no chassi, uma espécie de capsula fortemente blindada com aproximadamente 900 mm de proteção.

Tendo em vista o municiamento ser automático, não há necessidade do auxiliar do atirador. Tanto o Comandante de carro como o motorista possuem escotilhas, sendo que o motorista não possui periscópios, ficando a condução escotilhada através de câmeras.

Com 48 toneladas, o T-14 é impulsionado por um motor diesel Chelyabin SK A-85-3A em X, o qual proporciona uma potência de até 1500 hp, podendo assim alcançar velocidades de 80 a 90 km/h.

Para alimentar esse motor e chegar à autonomia de aproximadamente 500km, o carro conta com dois tanques de combustível externos que ao contrário dos tanques descartáveis utilizados nos carros russos anteriores, esses são fixos.

Portanto, provavelmente serão consumidos primeiro reduzindo a vulnerabilidades no combate, possuindo ainda mais um tanque interno.

O armamento principal do T-14 é o canhão 2A82-M1 de alma lisa e calibre125 mm, o qual não só possui melhores rendimentos que os canhões 120mm empregados pelos carros da OTAN (quanto ao alcance e penetração), como também tem a capacidade de disparar munição APDSFS, HEAT, e mísseis guiados por laser, entre outras munições em desenvolvimento.

Além disso, segundo o fabricante,o canhão poderia ser substituído, no futuro, por um de calibre 152mm. Como armamento secundário o carro apresenta uma metralhadora PKTM calibre 7,62mm, montada em uma estação remota na parte superior da torre.

Blindagem e a célula de sobrevivência da tripulação

No que se refere ao controle de tiro e aquisição de alvos, o T-14 possui um periscópio panorâmico para o comandante, e o atirador realiza a busca e combate de alvos através de seu próprio aparelho de pontaria, o qual está envolucrado ao lado esquerdo do canhão.

Nesta posição o periscópio está protegido de tiros de armas de pequenos calibres e estilhaços de artilharia. A configuração dos sistemas optrônicos permite ao T-14 a capacidade de o comandante e atirador possuírem sistemas de busca, telemetria laser e visão noturna/termal independentes.

Para fins de proteção, no desenvolvimento do carro, uma nova chapa de aço foi criada, chamada 44C-SV-W. Acredita-se ser mais leve que o aço normal e foi usada no intuito de reduzir o peso do veículo, mantendo a proteção.

Na parte frontal e superior do CC foram adicionadas uma compacta de aço e cerâmica e outra camada de blindagem reativa explosiva, referida pela Rússia como "modular"(MALAKHIT).

Essa camada modular pode ainda ser utilizada nas laterais no carro, não só na parte frontal, dependendo da missão, esta blindagem oferece níveis de proteção de 1000-1100RHA contra munição APFSDS e 1200-1400RHA contra HEAT.

Além de possuir a proteção blindada reforçada, o T-14 possui um sistema de proteção ativa(APS) AFGANIT, que consiste em sensores e lançadores de granadas explosivas e fumígenas. Com a ajuda dos sensores dos radares, o computador balístico identifica a ameaça e determina qual granada irá utilizar.

Quando a ameaça é detectada, a torre gira automaticamente permitindo que o sistema de proteção seja ativado. Ao lançar uma carga explosiva, essa explode e destruirá a ameaça a uma distância segura, mantendo o CC sem danos.

Essas contramedidas chamadas hard kill são projetadas para proteger o carro de mísseis de 3ª e 4ª geração, como mísseis de ataque direto Hellfire, TOW e BILL, ou Brimstone, JAGM, Javelin ou Spike.

Os diversos modelos baseados na plataforma do T-14 Armata

Quando acionados os lançadores de fumígenos, criam uma cortina de fumaça espessa e multiespectral, para combater em diferentes comprimentos de ondas eletromagnéticas, tais como laser, infravermelho, sistema de radares, etc….

Em resumo, o carro possui sistema de proteção 360º e contra vetores aéreos com seus radares e sensores, no entanto, não está voltado para disparar para o alto buscando defender-se de munições de ataque aéreo. Várias fontes indicam que o Armata tem a capacidade de detectar, rastrear e localizar 40 alvos terrestres e 25 aéreos, simultaneamente. Em dezembro de 2017, o Ministério da Defesa Russo ordenou a criação de dois batalhões de carros de combates, cada um com 40 T-14 mais os veículos de apoio.

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter