COBERTURA ESPECIAL - Especial Espaço - Tecnologia

01 de Setembro, 2011 - 09:43 ( Brasília )

Foguete lançado da base de Alcântara


Jornal do Comércio - ES

Oito anos e dez dias depois do acidente com lançador de satélites VLS-1 V-03, o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, voltou a lançar um veículo espacial. Trata-se do foguete de treinamento intermediário (FTI), que serve para treinar em condições reais de missão as equipes envolvidas em uma operação de lançamento de maior vulto.

O FTI, fabricado em São José dos Campos, foi lançado com sucesso às 16h26 do CLA. O foguete FTI tem um único estágio, usa combustível sólido, mede 5,48 metros de comprimento e pesa pouco mais de 300 kg. Na missão de ontem, o veículo espacial chegou a voar a mais de quatro vezes a velocidade do som, mas não atingiu o apogeu esperado. “O sucesso foi parcial e o resultado, uma surpresa. Havíamos planejado alcançar 52 quilômetros, mas o foguete só chegou a 39 quilômetros de altitude. Precisamos estudar o que houve, até porque em maio lançamos o FTI 2 e 3 e eles chegaram ao apogeu de 60 quilômetros”, disse o diretor do CLA, coronel Ricardo Rodrigues Rangel.

A missão faz parte do plano de ação para preparar o cosmódromo para operações de maior vulto, como lançar veículos atiradores de satélites. “No fim de 2012, está programado o lançamento de um VLS-1 com queima do primeiro e do segundo estágio e de lançamento de foguetes de sondagem VS-30 e VSB-30”, comentou.

A missão, batizada de Fogtrein II, começou no último dia 22, quando o FTI começou a ser montado e, para executar a missão, os militares da Força Aérea Brasileira (FAB) reuniram aeronaves e técnicos de várias unidades.

A operação de ontem foi a segunda missão de treinamento com lançamento de foguete executada pela FAB este ano. A primeira ocorreu há três meses com um veículo espacial menor, o foguete de treinamento básico, e um novo lançamento de FTI está programado para amanhã. Até dezembro haverá mais dois lançamentos de foguetes de treinamento.



Outras coberturas especiais


Task Force Brazil

Task Force Brazil

Última atualização 15 ABR, 14:25

MAIS LIDAS

Especial Espaço