Search
Close this search box.

Especialista em segurança recomenda para a Copa do Mundo: “Prever para prover”

Brasília/DF – Nos dias 4 e 5 de fevereiro, o “Seminário de Estratégias de Defesa, Segurança e Inteligência para Grandes Eventos” reuniu cerca de 100 pessoas entre autoridades governamentais e representantes de órgãos de inteligência, segurança e defesa de diversos estados do Brasil, em Brasília/DF. O evento, promovido pela Suntech, abriu espaço para discussões sobre a atuação de órgãos de segurança e defesa em grandes eventos e quais são as melhores soluções e estratégias para o combate de ameaças como torcedores violentos, manisfestações populares e ações terroristas. Marcaram presença no seminário autoridades e representantes da Polícia Militar de vários estados, Polícia Civil, Polícia Federal, Ministério da Justiça, entre outros.

Um dos destaques da agenda do evento foi a palestra de Diógenes Lucca, oficial superior da reserva da Polícia Militar e especialista em Gerenciamento de Crises e Negociação. Com sua expertise, Lucca destacou alguns pontos cruciais a serem levados em consideração antes e durante uma crise de segurança. O especialista comentou um pouco sobre o cenário que agentes de segurança podem encontrar no decorrer do trabalho: “Hoje, existe o que chamamos de uma guerra moderna, que consiste em trabalhar alguns aspectos psicológicos de um grupo e que acabam por afetar a opinião pública. Muitas vezes um indício de que a ação foi bem sucedida é a sua presença na mídia”, explicou.

Grandes manifestações, sequestros, ameaças de bombas, explosões, agressão ao meio ambiente, incêndios em grandes proporcões são ocorrências que pedem uma resposta especial da polícia, conforme explicou Diógenes. “Em casos como estes, há a necessidade de procedimentos de respostas pré-estabelecidos. Logo, o grande segredo é pensar na crise antes que ela aconteça. Ou seja, prever para prover”, completou o especialista.

A programação do seminário contou também com palestras do CDCiber; da  Gerente de Cenários e Risco do Comitê Local Organizador da Copa do Mundo FIFA 2014, Mônica Lacerda; e do Ex oficial de Inteligência da Agência Israelense de Segurança, Moshe Ronen, que falou sobre o uso da tecnologia no combate ao terrorismo. Encerrando o seminário, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer ainda mais sobre análise avançada de interceptações legais e metodologia para o monitoramento de fontes abertas, em workshops ministrados por especialistas da SUNTECH.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter