Marinha inicia montagem de Reator do Protótipo de Propulsão Nuclear

O Programa Nuclear da Marinha (PNM) celebrará, partir das 10h da manhã da próxima quarta-feira, dia 21 de outubro de 2020, no Centro Experimental Aramar, em Iperó (SP), mais uma etapa importante do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB): o início da montagem do reator embarcado no protótipo da planta de propulsão que, futuramente, será replicada na construção do “Álvaro Alberto”, o primeiro submarino brasileiro com propulsão nuclear.

A cerimônia acontecerá no complexo do Laboratório de Geração Nucleoelétrica (LABGENE), onde o protótipo em terra da planta de propulsão nuclear está sendo construído, e contará com a presença do Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, do Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Júnior, além de outras autoridades e representantes de órgãos, instituições e empresas participantes do Programa Nuclear da Marinha e do PROSUB,

O início da montagem do reator corresponderá ao chamado “batimento de quilha”, tradição naval que representa o início da construção de um navio. No caso da planta nuclear, a tradição será seguida com a instalação de uma sela fixa sobre o inserto metálico do vaso de contenção, que também é chamado de “Bloco 40” no LABGENE.

Nas próximas etapas do programa, o reator, os turbogeradores, o motor elétrico e outros sistemas similares aos de um submarino com propulsão nuclear serão testados de forma controlada no LABGENE, com objetivo principal de se validar, de forma segura, a operação do reator e dos diversos sistemas eletromecânicos a ele integrados, antes de sua instalação a bordo do submarino.

Ao final dos testes, um reator similar ao que começa a ser montado no LABGENE será instalado no submarino “Álvaro Alberto”, no Complexo Naval de Itaguaí, Sul do estado do Rio de Janeiro, onde já estão sendo construídos ou testados os quatro submarinos com propulsão   dieselelétrica também previstos no PROSUB: o “Riachuelo” (S-40), o “Humaitá” (S-41), o “Tonelero” (S-42) e o “Angostura” (S-43).

Com o PNM e o PROSUB, dois complexos programas da Defesa, o Brasil conquistará a capacidade de projetar, construir, operar e manter submarinos com propulsão nuclear, competências detidas atualmente por apenas cinco países: Estados Unidos, Reino Unido, França, Rússia e China.

NOTA DefesaNet – Parece que a EBC perdeu-se na cobertura. Não consegue colocar o sinal de Iperó-SP e divulga atos secundários> Surpreende que a Agência Brasil e a EBC não disponibilizaram o sinal da transmissão do evento no Centro Tecnológico da Marinha – SP (CTMSP).

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter