MJSP lança curso para aprimorar uso de armas de menor potencial ofensivo por profissionais de segurança pública

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) disponibilizou mais um curso, com versão em espanhol, na plataforma de Ensino a Distância. A capacitação, lançada na sexta-feiras (22JAN2021), é voltada para profissionais de segurança pública de países membros do Mercosul e já é a sexta disponível neste idioma na rede EaD da Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública (Segen / MJSP).

A iniciativa faz parte do compromisso assumido pelo Brasil para cooperação e fortalecimento da Segurança Pública dos países envolvidos.

Elaborado pela Diretoria de Ensino e Pesquisa da Segen, o curso “Instrumentos de Menor Potencial Ofensivo” promove uma visão mais abrangente sobre a correta utilização de armas com baixa probabilidade de causar mortes ou lesões permanentes. O objetivo da capacitação é que esses instrumentos sejam utilizados pelos profissionais de segurança pública de forma segura, minimizando violências e garantindo o bem-estar da população.

De acordo com o diretor de Ensino e Pesquisa, Marcos de Araújo, o uso correto dessas armas de menor potencial ofensivo tem condição de proteger o profissional e evitar o uso da força letal, protegendo vidas. “É muito importante que o agente domine a técnica de utilização desses instrumentos e o seu uso gradual, considerada a sua capacidade ofensiva para agir em situações adversas."

Sobre o curso

O conteúdo, oferecido de forma autoinstrucional, tem carga-horária de 60 horas/aula pela metodologia de Ensino a Distância (EaD). Nessa proposta, o aluno será o principal agente do seu processo de aprendizagem. Terá à sua disposição um material didático desenvolvido a partir de situações concretas vivenciadas por profissionais que lidam diariamente com a aplicação das técnicas disponíveis para manter a segurança pública.

Serão cinco módulos que abordam a conceituação dos instrumentos de menor potencial ofensivo, por meio do estudo teórico e reflexões sobre a prática e o uso correto de cada tipo de instrumento, assim como a legislação, a prevenção e a conscientização das consequências do desvio de conduta, enquanto agentes responsáveis, bem como a aposta da sociedade no serviço de segurança pública capacitado e de qualidade.

Os interessados em participar da capacitação devem, primeiramente, se cadastrar na plataforma Sinesp (Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública) para, em seguida, acessar a Rede EaD-Segen e realizar a inscrição.

Para quem já é cadastrado no sistema, basta entrar no portal com login e senha. As inscrições estão abertas e irão durar enquanto o curso constar na plataforma.

Clique aqui:

http://portal.ead.senasp.gov.br/academico/copy_of_editoria-a/instrumentos-de-menor-potencial-ofensivo-curso-em-espanhol

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter