Biden anuncia nova força-tarefa do Pentágono voltada para a China

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta quarta-feira (10) a formação de uma força-tarefa especial do Departamento de Defesa voltada para a China e ordenou uma revisão imediata da abordagem estratégica dos militares com relação aos desafios de Pequim.

Durante uma visita ao Pentágono, Biden disse que a revisão seria crucial "para que possamos traçar um caminho sólido à frente em questões relacionadas à China que exigirão esforços de todo o governo".

"Precisamos enfrentar os crescentes desafios impostos pela China para manter a paz e defender nossos interesses no Indo-Pacífico e globalmente", acrescentou.

A nova força-tarefa terá quatro meses para apresentar avaliações e recomendações sobre a estratégia militar dos EUA a respeito da China; tecnologias, estrutura e postura de forças; e alianças e relações bilaterais de defesa com Pequim.

Ele disse que a revisão do Pentágono precisava ser apoiada pelos partidos políticos e pelo Congresso, além de aliados e outros parceiros. "É assim que vamos enfrentar o desafio da China e garantir que o povo americano vença a competição no futuro", afirmou Biden.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter