COBERTURA ESPECIAL - ONU - Terrestre

18 de Novembro, 2021 - 10:10 ( Brasília )

CCOPAB conclui estágio de preparação para Missão de Paz 2021.2.


O Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil, Centro Sergio Vieira de Mello, estabelecimento de ensino do Exército Brasileiro, subordinado à Diretoria de Educação Técnica Militar, conduziu no período de 25 de outubro a 12 de novembro, o Estágio de Preparação para Missão de Paz 2021.2.

O referido estágio, no cenário do treinamento pré-desdobramento (PDT, sigla em inglês) teve o objetivo de preparar militares e policiais militares para exercerem funções (United Nations Staff Officers/UNSO, United Nations Military Observers/UNMO e Individual Police Officers/IPO) nas operações de manutenção da paz da ONU em que o Brasil é país contribuinte de tropa e de polícia (TCC/PCC, siglas em inglês).

O Estágio 2021.2 foi realizado integralmente no idioma inglês, tendo sido cumprida a grade curricular definida pelo Departamento de Operações de Paz da ONU: core pre-deployment training material e specialized training material.

Neste período, 35 estagiários foram treinados e capacitados: 16 (dezesseis) do Exército Brasileiro, 08 (oito) da Marinha do Brasil, 06 (seis) da Força Aérea Brasileira e 05 (cinco) Policiais Militares. Ressalta-se que, deste efetivo, quatorze eram do segmento feminino (40%).

A previsão é que o efetivo acima seja desdobrado nas seguintes missões da Organização das Nações Unidas (ONU):

- Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização da República Centro-Africana (MINUSCA);

- Missão das Nações Unidas para o Referendo no Saara Ocidental (MINURSO);

- Missão de Estabilização da Organização das Nações Unidas na República Democrática do Congo (MONUSCO);

- Missão das Nações Unidas no Sudão do Sul (UNMISS);

- Força Interina das Nações Unidas no Líbano/Componente Terrestre (UNIFIL); e

- Força das Nações Unidas para Manutenção da Paz no Chipre (UNFICYP).

Centro de Operações de Paz capacita jornalistas e assessores de imprensa para atuação em áreas de conflito

O Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) conduziu, no período de 8 a 12 de novembro, o Estágio de Preparação de Jornalistas e Assessores de Imprensa para Áreas de Conflito (EPJAIAC 2021), tendo por objetivo capacitar jornalistas e assessores de imprensa a exercerem suas atividades profissionais em ambientes instáveis e em áreas de conflitos.

Neste período, os estagiários tiveram instruções relacionadas a comunicação e negociação, primeiros socorros, combate a incêndio, análise e mitigação de riscos, procedimentos em campos minados/áreas suspeitas, defesa química, biológica, radiológica e nuclear (DQBRN), entre outras.

Sob a supervisão e coordenação do Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx), no corrente ano, o EPJAIAC teve a participação de 16 profissionais de imprensa. Estavam representados os seguintes meios de comunicação e assessorias: TV Band, TV Band Amazonas, TV Globo Rio, Globonews, TV Morena (afiliada da Globo), Record TV Rio, TV Itapuan (afiliada da TV Record em Salvador), Agora RN (Natal) e Rádio 98 FM Belo Horizonte, Assessoria de Imprensa da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, Assessoria de Imprensa do Governo do Estado do Pará, Assessoria de Imprensa do Governo do Estado de Mato Grosso, Assessoria de Imprensa da Infraero, Portal Correio de Carajás (Marabá) e Portal A Voz do Xingu.

Mereceu destaque a participação de integrantes da Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Defesa, do Centro de Comunicação Social do Exército, do Centro de Comunicação Social da Marinha e do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica.

A atividade contou, também, com as palestras realizadas pelo jornalista Marcos Uchoa, pela Professora Doutora Karenine Rocha (Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias), pelo Coronel Veterano do Exército Brasileiro Carlos Frederico Gomes Cinelli e pela Major Gabriela (Chefe da Comunicação Social do Comando Militar do Leste), todos possuidores de larga experiência nos assuntos ministrados.

A realização do EPJAIAC 2021 foi possível em virtude do imprescindível apoio das seguintes organizações militares da guarnição da Vila Militar do Rio de Janeiro: Companhia de Comando da Brigada de Infantaria Paraquedista, Companhia de Precursores Paraquedista, 8º Grupo de Artilharia de Campanha Paraquedista, 57º Batalhão de Infantaria Motorizado (Escola), 11º Batalhão de Polícia do Exército, Escola de Sargentos de Logística, Escola de Instrução Especializada, Centro de Adestramento-Leste e Base Aérea dos Afonsos.


VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


Base Industrial Defesa

Base Industrial Defesa

Última atualização 21 JAN, 15:00

MAIS LIDAS

ONU