DN – ARGENTINA: Forças Armadas sofrem golpe devastador – RJ: Batalha Final

 

Edição 12/2013 – 28 Junho 2013

www.defesanet.com.br

 

O mais importante portal especializado em
Defesa, Estratégia, Inteligência & Segurança
da América Latina
Mundo Corporativo

Scott Day – Boeing Defense, Space & Security – Assume a área no trato com a imprensa no Brasil. Está baseado em Washington DC, apoiará a Boeing Brasil

Fabrizio Romano – AgustaWestland Commercial BU – A partir de Julho 2013, assume o escritório  da AgustaWestland, em Santiago do Chile, com o foco no resto da América do Sul, ampliando o foco para o governo e mercado de OGP.

John Arbach – AgustaWestland Commercial BU  – volta ao Brasil para assumir a responsabilidade das atividades comerciais civis no Brasil.

Boeing Brasil

Ana Paula Ferreira, diretora de Comunicação da Boeing Brasil,no Brasil, desde Maio de 2011, também trabalha em coordenação e apoio, agora com Scott Day, desde Washington DC. em assuntos relacionados à Boeing Defense, Space & Security.

Facebook Fanpage DefesaNet

Facebook Fanpage – Agora você pode acompanhar o Defesanet no Facebook com novidades tecnológicas e as principais notícias sempre atualizadas. Imagens, fotos e comentários, você pode fazer parte de tudo isso ativamente.

Curta a nossa Fanpage! Clique aqui

ARGENTINA – Forças Armadas sofrem golpe devastador I

Duas semanas após a presidente Cristina Fernández de Kirchner ter trocado o ministro da Defesa, substituindo Arturo Puricelli pelo ideólogo Agustín Rossi, que liderava o bloco governista na Câmara dos Deputados desde 2005.

E após o novo ministro Rossi ter afirmado que não seriam alterados os comandos das Forças Armadas da Argentina a presidente Cristina Kirchner anunciou a troca na quarta-feira (26JUN13), de toda a cúpula militar das Forças Armadas da Argentina. Foram substituídos os comandantes da Marinha, Exército e Aeronáutica e o chefe do Estado-Maior Conjunto.

ARGENTINA – Forças Armadas sofrem golpe devastador II

O Ministério de Defesa, publicou na sua edição desta sexta-feira (28JUN13) a Resolución 28/2013, publicada no “Boletín Oficial”,que determina a passagem obrigatória para a reserva de Oficiais-Generais Superiores do Exército, da Armada e da Fuerza Aérea (FAA), devido a uma nova integração em cada uma das estruturas das três Forças e do Estado-Maior Conjunto.

Assim passaram para a Reserva no dia de hoje(28JUN13):
Exército 9 Oficiais-generais;
Armada 14 Almirantes, e,
Fuerza Aérea 11 Brigadeiros.

ARGENTINA – Forças Armadas sofrem golpe devastador Link

PEEDAAE – 3 GAAAe recebe COAAe

O 3º Grupo de Artilharia Antiaérea (GAAAe) recebeu, na data de 27 de junho, o Centro de Operações de Artilharia Antiaérea (COAAe) automatizado.

Parte do processo de modernização da Artilharia Antiaérea do Exército Brasileiro, o “Grupo Conde de Caxias” passa a ter sua primeira viatura AGRALE MARRUA COAAe.

 PEEDAAE – 3 GAAAe recebe COAAe Link

ABIN SURPRESA (?) I

Em longa, e surpreendente, entrevista ao jornal VALOR, publicada no dia de hoje (28JUN13), o  diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Wilson Roberto Trezza, diz que a agência produziu mais de 110 relatórios sobre a Copa das Confederações e já havia detectado a possibilidade de manifestações no país meses antes dos jogos.

ABIN SURPRESA (?) II

O tamanho dos protestos, porém, não foi dimensionado com antecedência, nem o grau de violência. "Inteligência não é adivinhação nem exercício de futurologia", justifica o chefe da ABIN. Ele diz não saber se a presidente foi pessoalmente prevenida dos protestos, pois a agência só se reporta diretamente GSI, por meio de seu ministro-chefe, o general José Elito Siqueira. "Não despacho com a presidenta.

ABIN SURPRESA (?) III

Talvez o corte de verbas a tenha impedido de assinar revistas ou o serviço de internet. Os eventos ocorridos em Porto Alegre, ataque ao símbolo da COPA, o tatu Bola Fuleco, forram realizados com extrema violência. Resultando inclusive no ataque ao Brigadiano Eriston Mateus de Moura Santos  (PM).

Atingido por uma pedra ou paralelepipido o seu capacete de proteção não resistiu e foi  gravemente ferido, cuja família e colegas coletam recursos para enviá-lo ao exterior para tratamento médico.
Acredita-se que ao romper o próprio capacete tenha causado mais danos ao cérebro de Eriston.

O nome do grupo que organizou as manifestações foi “Defesa Pública da Alegria”.

Para a entrevista do   diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Wilson Roberto Trezza Link

GEPARD – Tiro Real

No dia 23 de junho, a 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea (Bda AAAe) realizou o tiro de recebimento das Viaturas Blindadas de Combate do novo Sistema de Defesa Antiaérea do Exército Brasileiro, o GEPARD 1A2. O tiro foi realizado na linha I do Centro de Avaliações do Exército (Restinga de Marambaia), no município do Rio de Janeiro/RJ.

Este sistema foi recém-modernizado pelo Exército Alemão e adquirido como parte do plano Estratégico do Exército Brasileiro. No total, foram comprados 37 carros de combate GEPARD que virão para o Brasil até 2015.

Assista ao excelenete vídeo feito pel Comando Militar do Leste.

DNTV GEPARD – Tiro Real Link

 

UNODC – Relatório Mundial sobre Drogas 2013 I

Em um evento especial de alto nível da Comissão de Narcóticos, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) lançou na quarta-feira (26JUN13), em Viena o Relatório Mundial sobre Drogas 2013. O evento especial de alto nível marca o primeiro passo no caminho para a revisão  da Declaração Política e Plano de Ação, que será realizada pela Comissão de Narcóticos em 2014. Além disso, em 2016 a Assembléia Geral das Nações Unidas realizará uma Sessão Especial sobre a questão das drogas

UNODC – Relatório Mundial sobre Drogas 2013 II

Um dia após o relatório do UNODC mencionar que o consumo de cocaína cresceu no Brasil, na quinta-feira (27JUN13) a Polícia Federal lança televisiva operação chamada Monte Perdido, que prendeu um traficante espanhol de 35 anos de idade que atuava na América do Sul , Oceania e Europa.

Foram apreendidos 20 milhões em bens móveis e imóveis. As investigações contaram com colaboração da Receita Federal, das polícias de Portugal e da Austrália, além do DEA – Drug Enforcemente Administration/EUA.

A chamada da PF para a coletiva de imprensa informava que os jornalistas deveriam trazer pen drive. Seriam disponibilizadas imagens……

DROGAS – UNODC Relatório Mundial sobre Drogas 2013 Link

COMDEFESA – O Investimento na DEFESA NACIONAL

Por ser um mercado altamente restrito devido às suas especificidades, a maioria dos países desenvolve políticas de fomento industrial e tecnológico voltadas exclusivamente à indústria de defesa, uma vez que o interesse em estruturar e manter a indústria forte envolve desde questões técnicas, econômicas até geopolíticas. A questão orçamentária caminha de forma a viabilizar tais ações. Por essa razão, é importante analisar como o Brasil se insere nesse contexto e quais são as principais ações definidas para a condução desse setor no País.

Quando analisada no contexto de paz, a Indústria Nacional de Defesa tende a ser deficitária. Mas, como o Estado precisa manter-se permanentemente atento às situações que modificam essa normalidade, a indústria de defesa deve funcionar com capacidade plena a atender tal chamado, se necessário. Ao mesmo tempo, a indústria contribui fortemente com o processo de desenvolvimento do País. O seu principal desafio na atualidade é tornar-se economicamente competitiva, sem desvincular-se das demandas do Estado, seu único cliente.

A baixa intensidade tecnológica nas exportações brasileiras traz preocupações quanto ao desempenho futuro da economia nacional. Especialistas avaliam a situação como causa de um possível período de desindustrialização nacional.

Para a íntegra da Análise COMDEFESA acesse

 COMDEFESA – O Investimento na DEFESA NACIONAL Link

Batalha Final no RJ
Estarão todas as Forças Bolivarianas e Anarquistas reunidas no Rio de Janeiro, neste fim de semana, para o enfrentamento final contra as Forças de Segurança atuantes na Copa das Confederações?

Canais DefesaNet
Facebook Fanpage Link
You Tube http://www.youtube.com/defesanet
Twitter http://twitter.com/defesanet

Para receber o DN inscreva-se na página inicial do DefesaNet

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter