ARTISAN – Alta tecnologia em detecção por radar

O Artisan é o novo radar de vigilância 3D, de médio alcance, desenvolvido para a Marinha do Reino Unido pela BAE Systems.  Trata-se do mais sofisticado sistema de detecção já embarcado em navios da frota inglesa. Para se ter uma ideia de sua capacidade, o Artisan consegue cortar interferências equivalentes a 10.000 telefones celulares. Isso lhe permite detectar objetos tão pequenos como bolas de tênis, movendo-se a uma velocidade três vezes superior à do som, a uma distância de 25 km. 
 
O HMS Iron Duke foi o primeiro navio de sua classe a receber o novo radar, como parte de um projeto de modernização de cinco anos, garantindo sua permanência na vanguarda da guerra naval. Fabricado com os mesmos materiais leves de fibra-carbono de vidro encontrados nos carros da Fórmula 1, o Artisan pesa cerca de 700 kg e foi projetado de modo que uma única equipe de engenheiros e técnicos levem apenas 21 dias para instalá-lo – uma grande melhoria em relação a sistemas anteriores. 
 
O Artisan também estabeleceu novos padrões de precisão para vigilância e rastreamento, melhorando o desempenho em diferentes situações de defesa aérea e de superfície.  O sistema tem recursos para detectar alvos menores e mais velozes, contra um fundo de ruído eletrônico e interferência capaz de afetar a eficiência do equipamento. Além disso, é capaz de achar seu caminho em ambientes de alta densidade de sinais.  Outra grande vantagem é a sua capacidade de rastrear uma abrangente e ampla gama de alvos.  O sistema pode monitorar mais de 800 objetos simultaneamente – desde diminutos itens até os maiores porta-aviões – a uma distância entre 200 m e 200 km.
 
"Estamos desempenhando um papel fundamental, ajudando frotas do futuro a evoluir para atender às sempre novas demandas do espaço de batalha, criando soluções tecnológicas cada vez mais rápidas, leves, resistentes e fáceis de implantar", disse Rory Fisher, Diretor Executivo da BAE Systems Maritime Services.  "Estamos muito entusiasmados com o sucesso da instalação do Artisan no HMS Iron Duke, estabelecendo um marco de grande significado no programa geral. Temos orgulho de nossa contínua parceria com a Marinha Real e de nossa atuação resultando em um radar com desempenho de primeira classe", concluiu.
 
A precisão do sistema Artisan resultou na sua escolha pela Marinha Real do Reino Unido para o programa, avaliado em £100 milhões, para equipar as fragatas do Tipo 23, navios anfíbios e os novos porta-aviões da Classe Queen Elizabeth e para ser utilizado na Gestão do Tráfego Aéreo.  Além disso, há uma proposta para seu uso nas novas fragatas do Tipo 26, previstas para entrar em serviço, depois de 2020.
 
Sobre a BAE Systems

A BAE Systems é uma empresa global que atua nos segmentos de segurança, defesa, e aeroespacial com aproximadamente 94.000 funcionários em todo o mundo. A companhia fornece uma linha completa de produtos e serviços para forças aéreas, terrestres e navais, bem como soluções avançadas em eletrônica, segurança, tecnologia da informação e serviços de suporte a clientes. Em 2012, a BAE Systems alcançou vendas no valor de £17.8 bilhões, cerca de US$ 28.3 bilhões.
 
No Brasil, a BAE Systems está presente desde os anos 70, por meio de sua predecessora a VT Shipbuilding. Atualmente, a empresa mantém um escritório em Brasília (DF), que dá suporte às Forças Armadas, no que diz respeito a equipamentos como canhões navais, radares, veículos blindados, controles de voo para aeronaves, entre outros; e que busca estabelecer parcerias mutuamente benéficas, por meio da transferência de tecnologia, com os setores de segurança e defesa brasileiros.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter