Search
Close this search box.

Academia da Força Aérea sedia operações militares entre FAB e Exército

Academia reuniu mais de 2600 pessoas, entre civis e militares, em suas instalações para a realização das Operações Zeus e Saci e do Estágio de Correspondentes de Assuntos Militares

Agência Força Aérea – Tenente Chayanne e Tenente Trindade

A Academia da Força Aérea (AFA), situada na cidade de Pirassununga (SP), recebeu a 5ª fase da Operação Zeus, que fez parte da Avaliação Operacional Contratual do KC-390 Millenium. A etapa, que aconteceu entre os dias 18 e 24/08, contou com o apoio em paralelo da Operação Saci, um exercício de adestramento aeroterrestre anual da Brigada de Infantaria Paraquedista (BDA INF PQDT), do Exército Brasileiro (EB), nas ações de assalto aeroterrestre, infiltração e exfiltração aérea.

Conforme o Coordenador-Geral da Operação Zeus e Adjunto da Gerência Técnica dos Projetos KC-30 e KC-390, Tenente-Coronel Engenheiro Marco Aurélio Carvalho, a AFA foi a escolha perfeita para essa etapa da Avaliação Operacional, pois reuniu uma série de características importantes para a execução dos testes.

No domingo (19/08), decolaram as aeronaves KC-390 Millenium, sob matrícula FAB 2854 e FAB 2857, respectivamente do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus e do Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT) – Esquadrão Gordo, com 128 paraquedistas do Exército, mochilados, equipados e armados para realizar o salto enganchado pela porta lateral.

Segundo o piloto do Esquadrão Zeus, Capitão Aviador Andrey Franklin Lima, essas ações são muito importantes em uma situação real, pois com esses novos sistemas é possível guinchar de volta para dentro da aeronave um paraquedista que esteja preso pela porta. “Estávamos treinando para verificar se os procedimentos que estão no manual da aeronave são exequíveis e para sugerir à Embraer possíveis melhorias. Nesse voo, correu tudo bem”, comemorou o militar.

O Comandante do Batalhão de Dobragem, Manutenção de Paraquedas e Suprimento pelo Ar (B DOMPSA), Tenente-Coronel Rodrigo Tavares Ferreira, ressaltou que a aeronave está cumprindo bem sua finalidade.

Também foi realizado o Estágio de Correspondentes de Assuntos Militares (ECAM) 2023, no qual estudantes do curso de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas) puderam, ao lado das tropas, registrar e aplicar o conhecimento técnico-científico durante o treinamento.

Esquadrão Arara

O Primeiro Esquadrão do Nono Grupo de Aviação (1º/9º GAV) – Esquadrão Arara, também participou, entre os dias 19 e 22/08, da Operação Saci atuando no lançamento de paraquedistas e de carga.

Os lançamentos de paraquedistas foram realizados utilizando os processos de salto enganchado e também salto livre. Já quanto ao lançamento de cargas, além dos processos convencionais de lançamento, pela primeira vez, foi realizado o lançamento de uma embarcação utilizando paraquedas de alta velocidade, seguido do salto de paraquedistas, com o intuito de desenvolver a doutrina e maximizar a operacionalidade.

“É muito gratificante ter participado da Operação Saci em conjunto com o Exército, pois é uma oportunidade de realizar troca de conhecimento e doutrinas entre irmãos de armas”, disse um dos pilotos do C-105 Amazonas, Capitão Aviador Marcelo Lessa da Silva Júnior.

Fotos: Soldados H. Pereira e Adher / EB e Esquadrão Arara

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter