COBERTURA ESPECIAL - Intel - Inteligência

11 de Novembro, 2021 - 23:30 ( Brasília )

ABIN tem nova logomarca





Após mais de 21 anos, a ABIN tem uma nova logomarca para representar a instituição. A Portaria GSI/PR nº 95, de 8 de novembro de 2021, do ministro do GSI, Augusto Heleno, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira – 11 de novembro – oficializando o novo símbolo oficial da Agência.

A nova logomarca foi resultado de um amplo processo interno de criação e validação. Ela não rompe com a logo anterior, mas sim atualiza os elementos existentes para modernizar a identidade da ABIN ao mesmo tempo em que mantém a tradição da instituição.

Características
 
A nova logo é construída com base nas cores dos Símbolos Nacionais, no que representam o serviço, a lealdade e a dedicação da ABIN ao Brasil por meio do desenvolvimento de suas competências institucionais, para o benefício da sociedade e do Estado brasileiros.
 
Apresenta o globo terrestre com a constelação do Cruzeiro do Sul, representando o céu sobre o Brasil. As estrelas simbolizam, ainda, o olhar ao futuro, ao atingimento dos objetivos institucionais.
 
Esse globo é orbitado por dois anéis que convergem abaixo do Cruzeiro do Sul, na localização geográfica que representa o Brasil. O conjunto representa tanto a compreensão abrangente que a atividade de Inteligência detém sobre as oportunidades e ameaças apresentadas ao Brasil quanto as ações de proteção aos interesses nacionais.

 

 
CONHEÇA MAIS - Simbologia da ABIN

A atual logomarca da ABIN foi aprovada em 11 de setembro de 2021, com a publicação no Diário Oficial da União da Portaria GSI/PR nº 95, de 8 de novembro de 2021.

Sua construção se baseia nos Símbolos Nacionais, ancorando-se em suas características mais marcantes, como as cores. Representa assim, antes de tudo, o serviço nacional, a lealdade e a dedicação da ABIN ao Brasil por meio do desenvolvimento de suas competências institucionais, para o benefício da sociedade e do Estado brasileiros.

Ela se caracteriza, primeiro, por círculo azul, representando o globo terrestre. O azul é considerado a cor das virtudes intelectuais, no que simboliza o trabalho da Inteligência, baseada no racional, e de onde decorre o conceito de confiança que os decisores precisam ter nos produtos da ABIN para que o assessoramento da Agência seja bem sucedido.

No círculo azul constam cinco estrelas brancas, dispostas na forma da constelação Cruzeiro do Sul, representando o céu sobre o Brasil e localizando-o geograficamente no globo. As estrelas simbolizam, ainda, o olhar ao futuro, ao atingimento dos objetivos institucionais. A constelação tem metade da altura do círculo e sua linha de base encontra-se cinco treze avos (5/13) dessa altura acima da linha de base do círculo.

Dois anéis (aros) orbitam o globo: um anel amarelo, que passa em frente ao círculo, diagonalmente, da porção superior-esquerda para a inferior-direita e outro, verde, que passa em frente ao círculo, diagonalmente, da porção superior-direita para a inferior-esquerda. Eles se cruzam, no campo visível, três treze avos (3/13) da altura do círculo acima da linha de base dele, em localização representativa do território brasileiro. O conjunto dos anéis tem a mesma altura do círculo e vinte treze avos (20/13) de sua largura.

Esses anéis significam tanto a compreensão abrangente da atividade de Inteligência sobre as oportunidades e ameaças apresentadas ao Brasil quanto a proteção aos interesses nacionais realizados pela ABIN. Além disso, traduzem a excelência do que é produzido pela ABIN, com profissionalismo e agilidade.

Embaixo do círculo, com espaçamento de um treze avos (1/13) da altura do círculo, encontra-se escrito o acrônimo “ABIN”, em letras maiúsculas azuis-escuras, com a mesma largura do conjunto de anéis e com altura de seis treze avos (6/13) da altura do círculo.
 


VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


Pandemic War

Pandemic War

Última atualização 18 JAN, 21:40

MAIS LIDAS

Intel