IAI adiciona capacidade ASW ao UAS Heron

Nota DefesaNet

Texto em inglês

IAI Adds ASW Capability to the Maritime Heron

O Editor

Reconhecendo o papel cada vez maior dos sistemas aéreos não tripulados (UAS) em operações marítimas, a Israel Aerospace Industries (IAI) incorporou novas capacidades à família UAS Heron, preparando o drone para assumir missões de guerra anti-submarina (ASW).

A nova capacidade compreende duas novas cargas úteis – um Sonobuoy Dispensing System (SDS) e Magnetic Anomaly Detector (MAD). Essa combinação permite a detecção e rastreamento simultâneos de submarinos em águas rasas e profundas.

Essa capacidade baseia-se nos principais parâmetros de desempenho do Heron – operações de locais remotos, voos de longa distância em alcance estendido e persistência estendida sobre áreas-alvo, empregando link de dados de satélite, capacidade de carga útil aumentada e operação simultânea com vários sensores.

O radar marítimo ELM-2022U da IAI Elta Systems fornece o sensor de vigilância primário na plataforma. De uma altitude de cruzeiro de 20.000 pés (+- 7.000 m). Este radar pode ver 150 milhas náuticas (280 km) no horizonte. A alta sensibilidade do radar permite a detecção e identificação de todos os tipos de alvos encontrados no mar, desde grandes embarcações classificadas à distância usando SAR inverso, até a detecção de alvos elusivos com baixa seção transversal de radar, como barcos de borracha, periscópios submarinos.

Ampliando sua capacidade de ASW, a IAI integrou sensores adicionais, incluindo um sistema de Detecção de Anomalia Magnética e uma carga útil que transporta e libera sonobóias acústicas. Depois de largar sua carga, o Heron circula sobre a área para receber e processar os sinais acústicos captados pelas sonobóias, fornecendo uma imagem acústica da situação, aprimorada por indicações magnéticas, de radar, SIGINT e de sensores visuais e trilhas.

Esta imagem é transmitida para um centro de controle da missão costeira ou uma força-tarefa no mar, usando o satélite integral do Heron e links de linha de visão.

O Heron evoluiu gradualmente para oferecer uma operação marítima robusta, eficiente e flexível da costa e do mar. Com o comando central para decolar e pousar de costas remotas, os Herons estendem as missões por milhares de quilômetros sobre águas azuis, usando links de satélite e entregando o controle aos operadores no mar.

Com um pacote de missão dedicado e recursos de desempenho inigualáveis por outros UAS, o Heron agora oferece suporte para superfície marítima e capacidades de missão ASW, uma ordem de magnitude melhor do que as soluções ASW que utilizam plataformas tripuladas.

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter