HELIBRAS – Visita Ministro da Defesa

O ministro da Defesa, Jaques Wagner, acompanhado do governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, assistiu a uma apresentação do presidente da Helibras, Eduardo Marson, sobre as perspectivas da empresa e seus principais desafios.

O comandante da Aeronáutica, Tenente-brigadeiro-do-ar Nivaldo Luiz Rossato, e o diretor do Departamento de Produtos de Defesa (DEPROD) do Ministério da Defesa, brigadeiro José Augusto Crepaldi, também integraram a comitiva. Como parte da programação da visita, o grupo conheceu o Centro de Engenharia, o Laboratório de Integração de Sistemas e de Cablagem e os helicópteros em fabricação nas instalações da empresa.

Os visitantes foram recebidos pelo presidente Eduardo Marson e o objetivo do encontro foi verificar o andamento dos programas que a Helibras desenvolve para as Forças Armadas do Brasil, em especial o H-XBR.

O ministro quis saber detalhes sobre a linha de montagem dos helicópteros leves e médios, além de informações sobre o helicóptero H225M (ex EC-725), e sobre a modernização dos helicópteros Pantera e Fennec para o Exército Brasileiro.

A HELIBRAS é a única fabricante de helicópteros da América Latina e é responsável pelo projeto H-XBR, criado para dotar a indústria aeroespacial brasileira da tecnologia necessária para desenvolver e produzir helicópteros.

Iniciado em 2008, o projeto prevê a aquisição de 50 helicópteros – 16 para cada uma das três Forças e dois para a Presidência da República – a partir da absorção de tecnologia, com a capacitação de profissionais da indústria aeroespacial brasileira no desenvolvimento de aeronaves de asas rotativas.

Essa foi a primeira visita de Jacques Wagner à HELIBRAS como ministro da Defesa. “Para mim, não foi surpresa, pois já sabia da excelência da HELIBRAS em um setor de alta tecnologia e profissionalismo, desde o projeto até a fabricação final de seus produtos”, disse o ministro que já havia visitado a empresa quando era governador da Bahia.

Fernando Pimentel reforçou: “Mais uma vez, saio impressionado com a capacidade tecnológica que temos aqui”, disse o governador de MG.

“O H-XBR representa a visão estratégica do governo brasileiro em capacitar sua indústria nacional”, destacou o ministro.

Ainda como parte da visita, a comitiva conheceu um dos modelos mais modernos desenvolvidos no âmbito do projeto: um helicóptero dotado de um sistema que permite abastecimento em voo. Na ocasião, foi feita uma demonstração do equipamento.

Nota DefesaNet

Acompanhe notícias sobre o Projeto H-XBR na Cobertura Especial Projeto H-XBR Link

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter