Guarani – SESI Fornecerá Simuladores para nova Geração de Blindados

 

SIMDE / FIRJAN

Fotos Firjan

 

A FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) e o Exército Brasileiro firmaram contrato nesta terça-feira, dia 17 de novembro, que representa um marco para a indústria nacional de defesa: a partir de agora, o Instituto SENAI de Tecnologia passa a fornecer os simuladores de procedimentos de motoristas para a Viatura Guarani. Trata-se da nova família de viaturas blindadas de combate, desenvolvida pelo departamento de ciência e tecnologia do Exército.

“Estamos conseguindo expandir as capacidades internas rumo a atingir o maior nível possível de nacionalização”, disse, em seu discurso, o segundo vice-presidente da FIRJAN, Carlos Erane de Aguiar, que preside também o Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (SIMDE)

O Instituto SENAI já tem, junto à Marinha, a responsabilidade de atualizar o sistema de controle e movimentação do simulador de imersão – classe Tupi – do Centro de Instrução e Adestramento Almirante Átilla Monteiro.  Agora amplia suas atividades para o âmbito do Exército. Ele vai cuidar do pacote de dados técnicos e manuais, comissionamento, cursos de operação e manutenção e suporte técnico-logístico, contribuindo com a geração de capital intelectual para formação e pesquisa na área de simulação de ambas as instituições, bem como com o preparo da força terrestre.

 

O acordo celebrado nesta terça-feira faz da FIRJAN um parceiro preferencial nos assuntos relacionados a Defesa e Segurança e referência nacional para contratos de tecnologia junto às Forças Armadas.  Com isso, a Base Industrial de Defesa passa a contar com mais um elo do ciclo de vida de sistemas de defesa complexos: a capacidade tecnológica para prover simuladores estimula a aquisição no país de sistemas complexos de defesa, na medida que a proximidade geográfica promove sinergia entre as diversas empresas, que passam a cooperar com mais eficiência e eficácia.

“Estamos conseguindo expandir as capacidades internas rumo a atingir o maior nível possível de nacionalização”, disse, em seu discurso, o segundo vice-presidente da FIRJAN, Carlos Erane de Aguiar, que preside também o Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (SIMDE), filiado à entidade. “A FIRJAN cumpre assim plenamente seus objetivos: apoia a indústria, inova com tecnologia e fornece soluções às Forças Armadas”, complementou.

 

O acordo foi assinado por Carlos Erane e o general de brigada Tales Vilela,  diretor da Diretoria de Fabricação do Exército Brasileiro (órgão do Ministério da Defesa) em cerimônia presencial realizada na Firjan, no Centro do Rio de Janeiro.

 

Mensagem lida pelo Sr Carlos Erane de Aguiar

Segundo vice-presidente da FIRJAN, e Presidente do Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (SIMDE)

Excelentíssimo Senhor General de Brigada Tales Villela

Diretor de Fabricação do Exército Brasileiro

Em nome de quem cumprimento o Exército Brasileiro e demais autoridades.

É com redobrado ânimo que volto a encontrar o General Tales Villela com saúde e completamente recuperado da COVID19. Espero que o senhor e toda sua família estejam bem.

Além da alegria de revê-lo com saúde, alegro-me pessoalmente pelos momentos em que nossas histórias se cruzaram. Desde a época do seu distinguido trabalho na Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados, sua inteligência e capacidade chamam a atenção de todos, e em especial da indústria. Agora na Diretoria de Fabricação do Exército, o senhor continua ligado às questões da indústria de defesa, para nossa felicidade.

Nesta oportunidade, damos formalidade a um acordo histórico para a FIRJAN e para a toda a indústria de defesa.

A FIRJAN, a partir do Instituto Senai de Tecnologia, consolida-se como referência nacional para contratos de tecnologia junto às Forças Armadas.

Cabe lembrar que o IST também é responsável pela atualização do sistema de controle e movimentação do Simulador de Imersão – Classe TUPI – do Centro de Instrução e Adestramento Almirante Átilla Monteiro, em um contrato celebrado com a Marinha.

Com a formalização deste contrato junto ao Exército Brasileiro para fornecer simuladores de procedimentos de motoristas para a Viatura Guarani, a FIRJAN se coloca como parceiro preferencial das Forças Armadas para futuras discussões acerca de simuladores.

A Base Industrial de Defesa passa a contar com mais um elo do ciclo de vida de sistemas de defesa complexos. Contar com capacidade tecnológica para prover simuladores estimula a aquisição no país de sistemas complexos de defesa, na medida que a proximidade geográfica promove sinergia entre as diversas empresas, que passam a cooperar com mais eficiência e eficácia.

Conseguimos, assim, expandir as capacidades internas rumo a atingir o maior nível possível de nacionalização – uma das missões do Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança-SIMDE, sindicato de base nacional filiado à FIRJAN.

Cabe ressaltar que o sucesso desse trabalho decorre também do apoio incondicional que o Presidente da FIRJAN, Eduardo Eugenio, sempre presta às Forças Armadas e à temática da Defesa Nacional.

Assim, temos a FIRJAN cumprindo plenamente seus objetivos: apoiando a indústria, inovando com tecnologia, provendo solução às Forças Armadas. Parabenizo todos os envolvidos, tanto pela Firjan quanto pelo Exército Brasileiro, pelo magnífico trabalho realizado e hoje formalizado com a assinatura deste instrumento.

Obrigado General Tales Villela e obrigado a todos os presentes!

 

Nota DefesaNet

Saiba mais sobre o Programa Guarani na Cobertura Especial  Viatura Blindada Transporte de Tropas – Média sobre Rodas Clique na imagem abaixo.

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter