SOUTHCOM – Comandante Almirante Holsey se aposenta um ano após assumir

US Navy Institute News
16 Outubro 2025


O Comandante do Comando Sul (SOUTHCOM), que está kiderando das operações militares em curso pelo governo Trump contra os barcos de drogas no Caribe, vai se aposentar após pouco mais de um ano em no comando.

Almirante Alvin Holsey assumiu o comando em novembro de 2024. Os comandantes de comandos combatentes normalmente servem no papel por três anos.

O secretário de Defesa, Pete Hegseth, que anunciou a aposentadoria de Holsey na quinta-feira (16OUT2026) no site de mídia social X, não especificou quando exatamente Holsey renunciará ao comando do SOUTHCOM, dizendo que seria até o “final do ano”. O comando é atualmente um dos chamados Comandos de Area mais ativos, com oito navios da US Navy operando na região, incluindo os navios que compõem o Iwo Jima Amphibious Ready Group e três destróieres independentes, de acordo com a USNI News Fleet e Marine Tracker.

“Seu mandato como Vice-Comandante Militar e agora Comandante do Comando Sul dos Estados Unidos reflete um legado de excelência operacional e visão estratégica”, escreveu Hegseth no post. “O Departamento agradece ao Almirante Holsey por suas décadas de serviço ao nosso país, e desejamos que ele e sua família continuem o sucesso e a realização nos próximos anos.”

Holsey assumiu o comando da General do Exército Laura Richardson. Anteriormente, ele serviu como vice-comandante militar do SOUTHCOM.

O anúncio da aposentadoria iminente de Holsey ocorre quando o governo Trump continua a ação militar contra barcos de drogas que operam em águas internacionais pelo SOUTHCOM. A última ação, anunciada na terça-feira(, matou seis pessoas, de acordo com o presidente Donald Trump.

O governo Trump forneceu pouca justificativa legal para as greves, que o presidente anunciou pela primeira vez em 2 de setembro durante uma conferência de imprensa na Casa Branca. O governo diz que os ataques são operações militares de autodefesa sob os EUA. Título 10. Tanto os legisladores republicanos quanto os democratas levantaram preocupações sobre a legalidade dos ataques.

O New York Times informou no início deste mês que o governo disse aos legisladores que vê os indivíduos supostamente traficando drogas como “combatentes ilegais”. Citando um memorando ao Congresso, o jornal disse que o governo vê os cartéis de drogas como envolvidos em um “ataque armado contra os Estados Unidos”, de acordo com o relatório.

Os EUA lançaram pelo menos cinco ataques contra o que o governo chama de narco-barcos vindos da Venezuela.



O presidente colombiano, Gustavo Petro, disse que uma das greves foi em um barco colombiano com moradores colombianos dentro, de acordo com a BBC.

O governo também autorizou a CIA a iniciar uma ação “encoberta” na Venezuela, informou o The New York Times na quarta-feira. Trump disse que está considerando ataques à Venezuela.

O governo aliviou várias bandeiras e oficiais gerais em todos os serviços desde que Trump assumiu o cargo em janeiro. No final de fevereiro, presidente do Joint Chiefs Gen. C.Q. Brown e Chefe de Operações Navais Adm. Lisa Franchetti foi aliviada de suas respectivas posições, informou anteriormente a USNI News.

Durante a cerimônia de mudança de comando do SOUTHCOM do ano passado, o então secretário de Defesa Lloyd Austin descreveu a mudança como “fazer história”.

“A primeira mulher comandante do SOUTHCOM passa o bastão para o primeiro comandante afro-americano do SOUTHCOM”, disse Austin na época.

Compartilhar:

Leia também
Últimas Notícias

Inscreva-se na nossa newsletter