Comandante do Exército exalta ações da Força em formatura de fim de ano no Quartel-General

Nesta sexta-feira, dia 17, o Comandante do Exército Brasileiro, General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, fez um apanhado geral das ações da Força no ano de 2021 em uma formatura de fim de ano realizada no Quartel-General do Exército (QGEx), em Brasília. Participaram da atividade servidores do QGEx e membros do Alto Comando do Exército.

Na ocasião, o General Paulo Sérgio agradeceu o empenho de todos nos trabalhos desenvolvidos ao longo de 2021, destacou as diversas atividades executadas pela Força no ano e frisou que a Instituição registrou um ano de grande crescimento profissional e operacional, apesar da pandemia. “Não paramos um segundo. Não deixamos de realizar nada de diferente. Pelo contrário. Fizemos algo a mais: participamos do combate à pandemia. Instituição nenhuma nesta Pátria se dedicou com mais afinco e trabalhou mais do que as nossas Forças Armadas e, particularmente, o nosso Exército, pela sua capilaridade e presença nos quatro cantos do Brasil”.

Dentre as ações do Exército destacadas pelo General Paulo Sérgio, foram citados o trabalho da Força no combate à pandemia; os projetos desenvolvidos pelo Estado-Maior do Exército, que ampliaram as capacidades de Programas Estratégicos da Força, como o Guarani, o ASTROS 2020, o Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteira (SISFRON) e a Defesa Antiaérea; a atuação do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) no Projeto Amazônia Conectada e na Defesa Cibernética; o papel do Comando Logístico (COLOG), com participação efetiva no Programa Guarani e na manutenção de aeronaves; e a atuação do Departamento de Engenharia e Construção (DEC) em aquisição de materiais, obras rodoviárias e reformas e modernização de instalações.

O General Paulo Sérgio exaltou, ainda, o trabalho do Comando de Operações Terrestres (COTER), que conduziu diversos processos de certificação de tropas – trabalhos que deixaram o Exército dotado de unidades prontas para emprego imediato e para atuação, inclusive, em operações de paz. Também foram citadas as diversas operações realizadas e ainda em execução, como Covid, Samaúma, Verde-Brasil, Ágata e Acolhida.

O Comandante do Exército frisou também o papel do Departamento-Geral do Pessoal (DGP), com destaque para a atuação de militares na saúde em mais um ano marcado pela pandemia; e o papel do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx) na escolha da nova escola de sargentos e pelo ineditismo da formação de 23 mulheres na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN).

Por fim, o general exaltou o papel da Secretaria de Economia e Finanças (SEF) na execução orçamentária de 2021, anunciada pelo comandante como uma das melhores de todos os tempos.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter