Egito é “parceiro estratégico” para os EUA, diz Hillary Clinton

A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, destacou neste domingo a importância do Egito para seu país como "um parceiro estratégico" na região, durante uma reunião com o chefe da junta militar egípcia, o marechal Hussein Tantawi. No segundo e no último dia de sua visita ao Egito, a chefe da diplomacia americana manifestou o interesse de seu governo em promover os laços de cooperação com o país árabe, segundo informou à agência EFE uma fonte militar.

Na reunião com Tantawi, na qual foram revistos os últimos eventos nos âmbitos local e regional, estiveram presentes vários membros da junta militar e a embaixadora dos EUA, Anne Paterson. Hillary também se reuniu, no Cairo, com jovens empreendedores e com grupos de defensores dos direitos das mulheres.

As reuniões aconteceram depois que a secretária esteve ontem em um encontro com o presidente egípcio, Mohammed Mursi, a quem comunicou o apoio americano à transição democrática no Egito. A última parada do dia foi Alexandria, a segunda maior cidade do país, aonde a americana foi para inaugurar o Consulado Geral dos EUA na cidade.

Essa foi a primeira viagem de Hillary ao Egito e a primeira visita de um dirigente americano dessa importância desde que Mursi assumiu a presidência, em 30 de junho. Após visitar o Egito, Hillary irá a Israel, onde encerrará uma jornada internacional que a levou ao Brasil, à França, ao Japão, à Mongólia, ao Vietnã, a Laos e ao Camboja.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter