Expansão Chinesa – Pequim acompanhará movimentos de celulares da população 24h por dia

O governo municipal de Pequim irá acompanhar os movimentos de todos os telefones celulares da capital chinesa 24 horas por dia através de um sistema de posicionamento, informou a imprensa local nesta quinta-feira.

De acordo com as autoridades de Pequim, o projeto, batizado de "Plataforma de informação em tempo real dos movimentos cidadãos", servirá para evitar congestionamentos, já que o sistema permite detectar concentrações incomuns de pessoas, divulgou o diário independente "South China Morning Post".

O anúncio do novo sistema de rastreamento acontece em meio às convocações de protestos em várias cidades chinesas, entre elas Pequim, onde durante o fim de semana houve vários incidentes entre jornalistas estrangeiros e policiais no local das manifestações inspiradas na "Revolução do Jasmim" da Tunísia.

Segundo o subdiretor da Comissão Municipal de Ciência e Tecnologia de Pequim, Li Guoguang, com os dados facilitados pelas operadoras de telefonia celular o Governo municipal poderá saber a distribuição da população e seus movimentos na cidade com uma exatidão "sem precedentes".

Li assinalou que a estatal China Mobile, a maior operadora móvel do gigante asiático, participou do projeto, que começará a ser implementado nos próximos meses.

O subdiretor da comissão municipal explicou que o rastreamento servirá para saber que ruas estão engarrafadas e quais são as linhas de metrô e ônibus com mais sobrecarga, informações que os cidadãos poderão obter com pagamento prévio.

No entanto, Li especificou que os dados sensíveis, como os locais onde estão as pessoas e para onde se deslocam, só serão conhecidos pelo Governo chinês.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter