Argentina – 20 helicópteros para o Exército dos excedentes Italianos

O Chefe do Gabinete dos Ministros aprovou a transferência do contrato de direitos de 20 helicópteros AB 206, acordado entre os Ministérios da Defesa da Itália e da Argentina, que serão incoprorados ao Ejército Argentino. Por sua vez a Argentina transfere as carcaças de três aeronaves G222.

Por Decisão Administrativa 182/2013, publicado dia 08MAI13, no Diário Oficial da União, aprovou o contrato de cessão onerosa de 20 helicópteros AB206, por um montante de € 2,626,039.89, a serem pagos à empresa  AgustaWestland.

Os gastos aprovados devem ser alocados ao Ministério da Defesa, jurisdição de Estado-Maior Geral.

Decisão administrativa é assinada pelo Chefe da Casa Civil, John M. Abal Medina e o ministro da Defesa, Arturo A. Puricelli.

Nos considerandos mencionou o Memorando de Entendimento entre o Ministério da  Defesa da República Italiana e pelo Ministério da Defesa da Argentina, para a Cooperação e Assistência Técnica em Materiais Campo Logística da Defesa, a Secretaria de Planejamento Ministério Argentino da Defesa e Subsecretário de Estado da Defesa italiano, assinado em Buenos Aires, em 1 de Outubro de 2010.

Essa transação faz parte do Acordo de Cooperação na Defesa entre os governos da Argentina e da Itália, assinado em 6 de outubro de 1992, e aprovado pela Lei n º 24.843, promulgada em 11 de julho de 1997. O memorando de entendimento foi ratificado pelo Ministério da Defesa da Resolução n º 1.631, de 10 de dezembro de 2010.

Os acordos de cooperação previstos foi assinado entre o Secretário-Geral da Defesa, o Ministério da Defesa italiano e secretário de Planejamento do Ministério da Defesa Argentino. As duas organizações assinaram um acordo-quadro para a venda de 20 helicópteros AB206 italianos para o Exército argentino e a transferência das estruturas de três aeronaves G222  da Argentina, com o apoio de assistência mútua nas negociações com a indústria de defesa Finmeccanica Group (Agusta Westland e Alenia).

Os Helicópteros AB206,  que reforçarão a capacidade operativa da “Aviación de Ejército”, serão destinadas ao “Escuadrón de Aviación de Exploración y Ataque 602”, localizado no Campo de Mayo, Província de Buenos Aires.

Nota DefesaNet

O "Escuadrón de Aviación de Exploración y Ataque 602” operava helicópteros UH-1H e A-109.

 

O helicópteros UH-1H tem um processo de modernização chamado Proyecto Hornero. Como a maioria dos projetos militares argentinos executa-se o protótipo e aguarda-se alguns anos até ter o recurso ou outro projeto d emodernização.

O Ejército Argentino tinha 36 UH-1H e 5 A-109, Porém não há informações sobre as condições operacionais deles.
 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter