Guerra na Ucrânia e impactos na relação entre Europa e América Latina estarão no debate da XX Conferência do Forte 

A 20ª EDIÇÃO DO MAIOR FÓRUM DE SEGURANÇA INTERNACIONAL DA AMÉRICA LATINA SERÁ DIAS 1 E 2 DE JUNHO NO MUSEU DO AMANHÃ, NO RIO, E TERÁ TRANSMISSÃO ONLINE GRATUITA AO VIVO 

Os atuais e principais desafios geopolíticos globais e seus impactos na Europa e na América Latina serão discutidos na XX Conferência de Segurança Internacional do Forte, o maior fórum sobre segurança internacional da América Latina, que ocorre nos dias 1 e 2 de junho. Completando 20 anos, o já tradicional evento do calendário nacional ocupa pela primeira vez o Museu do Amanhã, no Centro do Rio, reunindo autoridades, diplomatas, representantes das forças armadas e acadêmicos da América Latina e Europa com o objetivo de estimular o debate de uma ordem internacional justa e pacífica. A iniciativa é da Fundação Konrad Adenauer (KAS-Brasil), em parceria com o Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI) e apoio da Delegação da União Europeia no Brasil.

Ao longo dos dois dias de conferência serão discutidos assuntos relacionados ao tema “A Ordem Global em transformação: diante da Tempestade Perfeita”. O encontro visa a promoção do diálogo entre América Latina e Europa diante dos desafios mundiais, que exigem cada vez mais unidade entre os atores e a defesa de regras internacionais que assegurem a paz. 

O primeiro painel do evento, “Organizações internacionais diante da tempestade perfeita: o longo caminho para a paz global” vai reunir nomes como Belén Martínez Carbonell, Diretora-Gerente da Agenda Global e Relações Multilaterais do Serviço Europeu de Ação Externa; Benedetta Berti, Chefe de Planejamento de Políticas no Escritório do Secretário-Geral da OTAN; Amena Yassine, Assessora do Ministro de Estado das Relações Exteriores do Brasil; além de Feliciano de Sá Guimarães, Diretor Acadêmico do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI), que será moderador do encontro.  

Belén, Benedetta, Amena e Feliciano debaterão os caminhos para recuperar as organizações internacionais diante da perda de eficiência das instituições multilaterais, responsáveis pelo bom funcionamento e a estabilidade do sistema internacional. Afinal, as instituições são simples reflexos do poder do estado ou podem restringir estados poderosos? Estaríamos assistindo a um colapso do multilateralismo?

A “Economia Global e parcerias estratégias em tempos de guerra” será o tema do painel 2, que vai abordar os impactos do conflito entre Rússia e Ucrânia para a economia global e como, mesmo em um sistema marcado por alta interdependência econômica, não foi possível evitar uma guerra no coração da Eurásia; além da relevância do Acordo Mercosul-União Europeia nesse cenário. Questões como sanções econômicas, redução de oferta de commodities essenciais e os benefícios que parcerias geopolíticas estratégicas podem proporcionar em tempos de guerra estarão em discussão. 

Veronique Lorenzo, Chefe da Divisão de América do Sul do Serviço Europeu de Ação Externa; Henning Speck, Conselheiro de Segurança Nacional do Grupo Parlamentar da CDU/CSU no Parlamento Federal Alemão; e o moderador Roberto Jaguaribe, Embaixador do Brasil na Alemanha e Conselheiro do CEBRI, participam do painel. 

A Conferência do Forte é aberta ao público. Para participar, basta se inscrever, gratuitamente, através do link https://forte.avscvirtual.com.br. O evento terá transmissão online e gratuita em tempo real e contará ainda com tradução simultânea em português, espanhol, inglês, alemão e LIBRAS.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter