Chávez critica sanções a países que receberam Ahmadinejad

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse neste domingo que considerou um absurdo a possibilidade dos países que receberam o líder do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, sofrerem sanções dos Estados Unidos. "É a mesma absurda e histórica pretensão dos EUA, de achar que seguirá regendo os destinos da Venezuela, do Equador, de Cuba e da América Latina", afirmou Chávez ao canal estatal Venezolana de Televisión.

O comentário foi feito em resposta às declarações da porta-voz do Departamento de Estado de EUA, Victoria Nuland, feitas após a viagem do presidente do Irã a Venezuela, Nicarágua, Cuba e Equador. Nuland disse que os países que receberam o líder árabe, dependendo do que discutiram a portas fechadas, poderiam sofrer novas sanções por parte dos Estados Unidos.

"Se essas nações foram comprar mais petróleo do Irã e recorrer mais aos seus bancos, então obviamente estão mais vulneráveis às sanções americanas", afirmou a funcionária. A visita de Ahmadinejad pela América Latina aconteceu em meio ao aumento das tensões no Golfo Pérsico pelas manobras militares iranianas e o aumento da presença naval dos Estados Unidos na região.

Os países ocidentais acusam o Irã de manter um programa nuclear com fins militares, apesar das negativas de Teerã. A Venezuela é um dos principais aliados do país árabe no continente americano.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter