FAB firma parceria com empresa para estudos em tecnologias aeroespaciais

Cerimônia celebrou cooperação com assinatura de memorando de entendimento para desenvolvimento de sistemas modernos

Agência Força Aérea, por Tenente Marize Torres

Com o objetivo de desenvolver estudos conceituais de tecnologias-chave e de sistemas e aeronaves não tripuladas, foi assinado um memorando de entendimento entre a Força Aérea Brasileira (FAB) e a empresa Stella Tecnologia Indústria e Comércio Aeroespacial LTDA. O ato foi realizado pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno e pelo Vice-Presidente Executivo e CEO da empresa, Gilberto André Buffara Junior, nessa quinta-feira (21/09), em Brasília (DF).

A parceria representa mais um passo na realização de missões de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (IVR), de Busca e Salvamento (SAR), de emprego de armamento ar-solo e do Posto de Comunicação Aeroespacial (P-COM-AEPC). Com o memorando, ambas as partes se comprometem a definir, de forma coordenada, os conceitos relacionados aos sistemas e veículos aéreos não tripulados, conhecidos pela sigla UAS (do inglês Unmaned Aerial Systems/Vehicles) englobando, ainda, sistemas habilitadores e interfaces entre sistemas, além de envolver a Base Industrial de Defesa (BID) e as Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICT) nacionais na cooperação em pesquisas dos assuntos em questão.

O Comandante da Aeronáutica enfatizou que a ação e a utilização dos equipamentos UAS – que servem tanto para o controle do espaço aéreo quanto para a defesa aérea – estão alinhados com o Planejamento Baseado em Capacidades (PBC). “Que a gente possa cooperar com a Indústria e manter a nossa soberania. Seria muito bom se a gente pudesse decolar com um drone, por exemplo, com todos os itens nacionais, tudo produzido aqui”, expressou o Oficial-General.

Fotos: Sargento Muller Marin / CECOMSAER

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter