COBERTURA ESPECIAL - Gripen F39E/F - Aviação

05 de Outubro, 2021 - 20:00 ( Brasília )

Força Aérea Sueca anuncia o primeiro esquadrão do Gripen F39 E




Fotos SAAB e Flygvapnet
Clique para expandir as imagens


A Força Aérea Sueca anunciou que a unidade de Skaraborg, na Ala F7, será o primeiro esquadrão a receber o Gripen E. Os ensaios em voo e os preparativos estão em andamento em paralelo no local e na Saab para que a introdução da aeronave seja a mais eficaz e suave possível.

Juntamente com os clientes suecos e brasileiros, a SAAB conduz ensaios em voo em conjunto para o Gripen E na própria companhia, no Brasil e na Suécia. O programa de testes está ocorrendo de acordo com o planejado e em alta velocidade. Antes do final do ano, seis aeronaves vão entrar na fase de entrega. A etapa inclui atividades como embarque, atividades de certificação final e de entrega com as autoridades e clientes. O primeiro Gripen E chegará à Ala F7 da Força Aérea Sueca em 2025.   (Nota DefesaNet - O texto traduzido dá aa entender que a Força  Aérea Sueca receberá o primeiro Gripen F39E, em 2025. Este não é o sentido exato do texto original publicado pela Flygvapnet, em 01OUT2021.)



A comandante do Esquadrão Skaraborg, Coronel Malin Persson, e o Major General Carl-Johan Edström, Comandante da Força Aérea Sueca.



"Em um ambiente geopolítico em deterioração, a Força Aérea deve permanecer relevante na defesa aérea da Suécia no futuro. O JAS 39 E Gripen significa um aumento na capacidade para garantir o cumprimento dessa missão. Já estamos ótimos agora e, com o novo caça, estaremos ainda melhores, criando um problema militar para um adversário. Simplesmente nos tornamos mais astutos e perigosos", disse Carl-Johan Edström, chefe da Força Aérea Sueca, no anúncio.

Com a entrega cada vez mais próxima e o envelope de voo em contínua expansão, os ensaios em voo estão em uma fase intensa com nove aeronaves prontas e outras para chegar até o final do ano. No momento, testes com configurações diferentes estão sendo conduzidos com aeronaves Gripen E produzidas em série e de teste, por exemplo, como diferentes configurações ar-ar e ataques mais pesados e de reconhecimento a seguir.

Paralelamente, os testes com sistemas táticos estão recebendo prioridade cada vez maior. Além de atividades com sensores individuais, principalmente com foco em sistemas de radar e guerra eletrônica, também são testados colaboração e fusão entre todos os sensores, suporte à decisão e apresentação. Mais adiante, também haverá trabalho intensificado para verificar armas e cargas externas, o que envolverá uma série de campanhas de teste anuais no Campo de Testes de Vidsel, no norte da Suécia.
 
"O anúncio do Esquadrão de Skaraborg como o que introduzirá o Gripen E na Força Aérea é empolgante. É a prova de que estamos nos aproximando da fase de entrega. Graças a um tremendo esforço de todos os funcionários da Saab e a uma excelente colaboração com nossos clientes, agora temos uma plataforma estável e um produto maduro", diz Jonas Hjelm, vice-presidente sênior e head da área de negócios Aeronautics da SAAB.





VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


Fronteiras

Fronteiras

Última atualização 26 NOV, 11:11

MAIS LIDAS

Gripen F39E/F