Bahia e Minas Gerais recebem manobras da Esquadrilha da Fumaça

Aspirante Rogério

A Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira (FAB), realizou uma apresentação na última sexta-feira (22/04), na Praça das Pitangueiras, em Porto Seguro (BA). A demonstração aérea foi feita em alusão aos 522 anos do descobrimento do Brasil. Já no sábado (23/04), foram até a cidade de Ipatinga (MG), onde fizeram as manobras no Parque Ipanema, em comemoração ao aniversário das cidades do Vale do Aço.

Porto Seguro recebeu a Fumaça pela sexta vez, sendo a última em 2003, ainda com os T-27, aviões utilizados no período de 1983 e 2013. E nesta edição, sete aviões A-29 Super Tucano pintados com as cores da Bandeira do Brasil fizeram um show à parte.

Já a cidade mineira contou com a quarta apresentação dos aviões fazendo acrobacias e desenhando os céus com suas características fumaças. A Esquadrilha esteve em Ipatinga pela última vez em 2009, quando ainda voavam com os aviões da geração anterior, contudo, nesta apresentação, puderam mostrar ao público manobras arrojadas com os A-29.

De acordo com o Comandante da Esquadrilha da Fumaça, o Tenente-Coronel Daniel Garcia Pereira foi um prazer retornar a essas duas cidades demonstrando com os Super Tucanos ainda não vistos nos céus tanto de Porto Seguro quanto de Ipatinga.

Fazer uma apresentação representando a FAB em comemoração aos 522 anos do descobrimento do Brasil é motivo de orgulho para toda a equipe do Esquadrão – pilotos, anjos da guarda e demais militares envolvidos. Não menos importante foi em Ipatinga, onde estivemos de volta à cidade para mais uma demonstração, e agora com aviões mais modernos podendo apresentar manobras diferenciadas ao público”, finaliza.

Além das demonstrações deste último final de semana, os sete aviões da Esquadrilha da Fumaça têm previsão de agenda para Lençóis Paulista (SP), Santa Rosa (RS), Balneário Camboriú (SC) e Ponta Grossa (PR).

As agendas da Esquadrilha da Fumaça são divulgadas mensalmente ou a cada dois meses, sendo necessária a solicitação formal com a antecedência mínima de quatro meses ao Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER) e todos os custos de material, logística e pessoal são cobertos pelo Comando da Aeronáutica (COMAER).

Fotos: Suboficial Ribeiro /EDA

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter