Esquadrilha da Fumaça retoma apresentações públicas

Capitão Grothe E Major Oliveira Lima

A Esquadrilha da Fumaça fez apresentações de 07 a 9/03, nas cidades de Cabreúva, Tietê e Capela do Alto, localizadas no estado de São Paulo (SP). A Unidade operacional da Força Aérea Brasileira (FAB) retomou as apresentações no ano em que comemora 70 anos de história, após dois anos sem apresentação ao público, por conta das restrições causadas pela pandemia da COVID-19. Ao todo, cerca de quatro mil pessoas prestigiaram as acrobacias realizadas nos céus pelos pilotos “fumaceiros”.

As três cidades solicitaram as apresentações, com antecedência, ao Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER), por conta do mês de aniversário das cidades e também pelo Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 08/03. Além do CECOMSAER, outras Organizações Militares da FAB se fizeram presentes para que as demonstrações pudessem ocorrer. Por intermédio do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), toda a equipe de apoio e todo material de suporte logístico das aeronaves foram transportados por uma aeronave C-95 Bandeirante.

De acordo com o Comandante, Tenente-Coronel Aviador Daniel Garcia Pereira, foram três dias intensos para toda a equipe que acompanha a Esquadrilha. "Tivemos um público diversificado de crianças, jovens e idosos prestigiando as apresentações e vibrando junto com a gente a cada manobra”, comentou.

Estão previstas, ainda, demonstrações em Santa Catarina (SC), Rio Grande do Sul (RS), e no Chile, durante a Feria Internacional del Aire y del Espacio (FIDAE).

A equipe retornou às atividades de rotina, manutenção das aeronaves e treinamentos no fim do mês de janeiro. "Participar de uma importante feira internacional como a FIDAE, no Chile, é começar o ano do septuagenário cumprindo a missão de divulgar a Força Aérea Brasileira ao seu povo e fortalecer os laços com nossos vizinhos de fronteira. As demonstrações em território nacional e a troca de experiência com esquadrões de demonstração de outros países é de suma importância para a FAB e para a Fumaça”, destacou o Tenente-Coronel Garcia.

As agendas da Esquadrilha da Fumaça são divulgadas mensalmente ou a cada dois meses, sendo necessária a solicitação formal com a antecedência mínima de quatro meses ao CECOMSAER. Todos os custos de material, logística e pessoal são cobertos pelo Comando da Aeronáutica. Para mais detalhes sobre como realizar o convite, acesse www.fab.mil.br/eda.

Confira a agenda:

26/03 – Joinville (SC)
27/03 – Florianópolis (SC)
28/03 – Tubarão (SC)
29/03 – Porto Alegre (RS)
30/03 – Charqueadas (RS)
05 a 09/04 – Santiago, Chile (FIDAE)

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter