Batalhão de Engenharia homenageia veterano da FEB

O 2º Batalhão de Engenharia de Combate realizou, no dia 17 de junho, uma homenagem ao veterano da Força Expedicionária Brasileira (FEB), Primeiro-Tenente Florentino Zandonadi, visitando-o em sua residência em Natividade da Serra.

O Subcomandante do Batalhão, Major Rosenberg, realizou uma pequena solenidade com os militares presentes, que prestaram a continência devida quando o corneteiro executou o toque Presença de Ex-Combatente. A homenagem contemplou não apenas o veterano, mas também os mais de 25 mil brasileiros que integraram a Força Expedicionária Brasileira na Segunda Guerra Mundial. Ainda na ocasião, o Major Rosenberg entregou ao veterano a Medalha Comemorativa do 75º Aniversário do Batalhão Borba Gato, unidade criada em 15 de maio de 1946.

 

Florentino Zandonadi nasceu em 3 de fevereiro de 1923, em Conceição do Castelo, no Espírito Santo, e incorporou no 2º Batalhão do 5º Regimento de Infantaria, atual 2º Batalhão de Engenharia de Combate.

Antes de ser convocado para compor a tropa da FEB, Zandonadi serviu no batalhão por dois anos. No dia 29 de junho de 1944, ele embarcou na cidade do Rio de Janeiro, desembarcando na cidade de Nápoles, Itália, em 16 de julho de 1944. Zandonadi participou de diversos combates, dentre eles a importante Tomada de Monte Castelo, e retornou ao Brasil após o término da guerra.

 

Fonte: 2º Batalhão de Engenharia de Combate

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter