Países de língua portuguesa recebem capacitação para defesa contra armas químicas na Marinha do Brasil

Por Segundo-Tenente (RM2-T) Thaís Cerqueira – Rio de Janeiro, RJ

Com o objetivo de capacitar pessoal em atividades de assistência e proteção contra agentes químicos de guerra e substâncias tóxicas industriais, a Marinha do Brasil (MB), em cooperação com a Organização para Proibição de Armas Químicas (OPAQ), realiza segunda edição do Exercício de Assistência e Proteção Contra Armas Químicas para Países de Língua Portuguesa (EXBRALP), no período de 11 a 15 de julho, no Rio de Janeiro (RJ). Além do Brasil, a capacitação conta com a participação de profissionais de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.

O EXBRALP é a fase final de capacitação em Assistência e Proteção no âmbito da OPAQ. A coordenação dos exercícios fica a cargo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), com a participação do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e a execução operacional será feita pelo Ministério da Defesa, por meio da MB.

Para marcar o início da semana de exercícios, aconteceu nesta segunda-feira (11) a cerimônia de abertura que contou com a presença do Primeiro Secretário Alexandre de Pádua Ramos Souto, Coordenador Geral de Administração e Projetos do Ministério das Relações Exteriores (MRE), que destacou a atuação da OPAQ. “Ressalto que a OPAQ é a pedra angular de um arranjo internacional que conseguiu equilibrar ciência e política para incrementar a segurança dos Estados partes desta convenção”.

De acordo com o Capitão de Mar e Guerra (Fuzileiro Naval) Flavio Lamego Pascoal, Comandante do Centro de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR) da MB, que vai conduzir a semana de palestras e exercícios, “iniciativas como o EXBRALP favorecem a padronização de técnicas e procedimentos, bem como o aprimoramento de doutrina. Tudo isso reforça a atuação da Marinha no contexto regional e com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa”.

Para o Doutor Sérgio Antônio Frazão Araújo, Coordenador-Geral de Bens Sensíveis do  MCTI, “o Brasil já se integrou plenamente às atividades, em particular as de assistência e proteção, desde 2009. Além de receber treinamentos para os alunos brasileiros, o MCTI, em coordenação com MD e o MRE, dá cursos e exercícios, tanto para o grupo de países da América Latina e do Caribe e, em algumas situações, para os países da Comunidade de Língua Portuguesa que são membros da OPAQ, como nesse caso”.

Demonstração Operativa

Um dos diferenciais desta segunda edição do evento é que, no dia 12 de julho, ocorrerá uma Demonstração Operativa, aberta ao público, nas instalações do Comando da Tropa de Reforço na Ilha das Flores (RJ). A demonstração contará com o emprego de Carros Lagarta Anfíbios, e de viaturas blindadas sobre rodas com capacidade de operação em ambiente contaminado.

Além disso, serão apresentados um posto de descontaminação e mostruário com material do Batalhão de Defesa NBQR da MB, laboratório móvel de análises químicas do Centro de Defesa NBQR da MB, Unidade Avançada de Trauma com Telemedicina da Unidade Médica Expedicionária da Marinha e mostruário de roupas antibomba do Batalhão de Engenharia de Fuzileiros Navais.

 

Agência Marinha de Notícias

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter